Friburgo já é a 5ª das 24 cidades mais procuradas do Brasil

Trivago divulga ranking dos municípios mais pesquisados no site de busca de hotéis
quinta-feira, 13 de julho de 2017
por Alerrandre Barros
A alameda de bambus na entrada do Country (Fotos de Henrique Pinheiro)
A alameda de bambus na entrada do Country (Fotos de Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo foi um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, nos últimos dois anos, no site Trivago, o maior buscador e comparador de preços de hotéis do mundo. A cidade aparece em 5º lugar no ranking dos “24 destinos que são tendência para 2017”, atrás de Barra de São Miguel (AL), Águas de Lindóia (SP), Brotas (SP) e Aparecida (SP).  

“Isso se deve ao trabalho que está sendo realizado em conjunto com todas as instituições ligadas direta e indiretamente ao turismo local, do setor público e privado”, avalia a presidente do Convention Bureau, Ana Paula Blaudt Fabris.

A lista foi divulgada na última quinta-feira, 6, e aponta ainda Penedo, no sul fluminense, e Saquarema, na Região dos Lagos, outras cidades do estado do Rio de Janeiro mais procuradas no site. Os destinos nacionais predominam no ranking, que conta ainda com três representantes internacionais, um em Portugal, um nos Estados Unidos e outro no Uruguai. Veja a lista completa abaixo.

Para Ana Paula, os turistas estão em busca de destinos mais próximos de casa. “Além da hospitalidade, a cidade tem bom atendimento e segurança, oferece boa gastronomia, clima agradável, produtos regionais, sua natureza exuberante, entre outros. É muito gratificante saber que estamos seguindo o caminho certo, que o nosso trabalho está tendo resultado positivos”.

Com a maior rede hoteleira do interior do estado, Friburgo foi reconhecida, no fim do mês passado, pela Alerj como município de interesse turístico, o que deve garantir mais investimentos no setor, às vésperas do bicentenário. Em plena alta temporada de inverno, a ocupação hoteleira na cidade serrana ultrapassou os 95%, na semana, por causa da Fevest, uma das maiores feiras de moda íntima do país. Por tudo isso, A VOZ DA SERRA selecionou alguns roteiros para o turista aproveitar a estação mais charmosa do ano.    

1 — Circuito Terê-Fri

A RJ-130, estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis, tem atrativos turísticos como Jardim do Nêgo, uma galeria a céu aberto, no km 55, criação do artista cearense Geraldo Simplício, o Nêgo, que mora no local há mais de 30 anos e utiliza os barrancos do sítio como matéria-prima para criar esculturas naturais.

Outro atrativo do Circuito é o complexo que reúne a Queijaria e Chocolataria Suíça e o Memorial da Colonização, localizados no km 18 da rodovia estadual. O espaço é o endereço certo para desfrutar de belas paisagens, saborear deliciosos chocolates artesanais e queijos produzidos com leite de vaca e cabra.

O trajeto do Circuito Tere-Fri permite apreciar lugares aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. Em todo o percurso da estrada, o clima convida a contemplar as montanhas da serra fluminense. Ao longo da rodovia, há uma série de pousadas e hotéis-fazendas para quem quer se hospedar ou apenas passar o dia. Saiba mais em www.circuitoterefri.com.br.

2 — Parque Estadual dos Três Picos
 

Maior unidade de conservação do estado, com 65 mil hectares que abrangem cinco municípios da região, o parque tem atrativos para práticas do ecoturismo e esportes ao ar livre. É o paraíso dos escaladores, porque abriga um imponente conjunto de montanhas onde está o Pico Maior, ponto culminante de toda Serra do Mar. Para chegar lá, basta pegar a RJ-130 e entrar no km 46, onde fica a unidade local do parque.
O parque reúne o mais elevado índice de biodiversidade do estado. Durante o inverno, são comuns as incidências de geada no local, além de temperaturas negativas e nevoeiros congelados. É um importante ponto turístico da região e possui boa infraestrutura com refúgios, pousadas e restaurantes que integram o Circuito Turístico Três Picos (www.circuitotrespicos.blogspot.com).

3 — Lumiar e São Pedro da Serra

A tranquilidade das vilas de colonização suíça, as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e a extensa região de Mata Atlântica preservada são atrativos dos lugarejos. Para os apaixonados por esporte, os locais tornam-se ainda mais interessantes, já que suas características possibilitam a prática de caminhadas, mountain bike, escalada e canoagem.

Para se chegar aos dois distritos, basta pegar a RJ-142 e curtir vista privilegiada das montanhas e da natureza. Chegando ao centro de Lumiar, os principais atrativos são as lojinhas de artesanato e os restaurantes de comida caseira. São Pedro também é um ótimo destino para quem quer fazer um passeio bucólico neste inverno. Há uma variedade de ateliês e lojas de artesanato, além de restaurantes e bares com saborosos pratos e a primeira igreja da região, construída pelos colonos suíços.

4 — Praças e teleférico

Entre os locais mais indicados para caminhadas em áreas verdes estão o Parque das Furnas, que fica a 10 km do Centro, ao lado do posto de pedágio de Furnas, na RJ-116, onde fica a Pedra do Cão Sentado, principal símbolo turístico de Nova Friburgo. Outra dica é visitar o Nova Friburgo Country Clube, cujos jardins foram projetados no século 19 pelo paisagista francês Auguste Glaziou.

Nos arredores das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira ficam prédios históricos, entre eles, o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), a Catedral São João Batista, o antigo Fórum, o casarão da Fundação Dom João VI e sobrados com fachadas neocoloniais. O turista pode aproveitar também a Praça do Suspiro, onde fica o teleférico e o Teatro Municipal. Outras informações em www.turismoemnovafriburgo.com.br

 

Destinos tendência em 2017

1- Barra de São Miguel – Alagoas
2- Águas de Lindóia – São Paulo
3- Brotas – São Paulo
4- Aparecida – São Paulo
5- Nova Friburgo – Rio de Janeiro
6- São Lourenço – Minas Gerais
7- Alto Paraíso de Goiás – Goiás
8- Peruíbe – São Paulo
9- Penedo – Rio de Janeiro
10- Domingos Martins – Espírito Santo
11- Saquarema – Rio de Janeiro
12- Santo Antônio do Pinhal – São Paulo
13- Bauru – São Paulo
14- Juiz de Fora – Minas Gerais
15- Porto – Portugal
16- Ipatinga – Minas Gerais
17- Imbassaí – Bahia
18- Uberaba – Minas Gerais
19- São Bento do Sapucaí – São Paulo
20- Palmas – Tocantins
21- Porto Velho – Rondônia
22- Lake Buena Vista – Estados Unidos
23- São Bernardo do Campo – São Paulo
24- Colônia do Sacramento – Uruguai

 

  • A Queijaria Escola (Foto: Henrique Pinheiro)

    A Queijaria Escola (Foto: Henrique Pinheiro)

  • O Suspiro  (Foto: Henrique Pinheiro)

    O Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)

  • O Cão Sentado  (Foto: Henrique Pinheiro)

    O Cão Sentado (Foto: Henrique Pinheiro)

  • O Jardim do Nêgo  (Foto: Henrique Pinheiro)

    O Jardim do Nêgo (Foto: Henrique Pinheiro)

  • A bucólica Salinas

    A bucólica Salinas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade