Friburgo incluída em programa de incentivo ao turismo

Cidade está entre 158 municípios brasileiros, e dez fluminenses, contemplados com um pacote de ações e investimentos
quinta-feira, 30 de maio de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburgo incluída em programa de incentivo ao turismo

Nova Friburgo está entre os 158 municípios brasileiros, e dez fluminenses, contemplados com um pacote de ações e investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de turismo. Trata-se do programa Investe Turismo. Teresópolis e Petrópolis, cidades que compõem a Serra Verde Imperial, também estão na lista.

A iniciativa, desenvolvida em parceria pelo Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), tem por meta unir os setores público e privado para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O investimento inicial será de R$ 200 milhões.

“Isso já vem sendo discutido há mais de um ano. Nova Friburgo conseguiu atender todas as exigências do Ministério do Turismo para ser incluída na rota. Agora vamos discutir conjuntamente onde será investida essa verba. A ideia é trabalhar sempre em conjunto para estimular a circulação de turistas na cidade durante todo o ano”, projetou Pablo Sprei, secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo.

A expectativa é de que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras. As rotas turísticas selecionadas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, marketing e apoio à comercialização, além da atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Ganhos para a economia turística

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a parceria vai trazer ganhos inéditos para a economia turística: "Estamos trabalhando duro para a retomada do crescimento. Tudo está sendo feito para que o Brasil tenha um terreno fértil, capaz de dar condições para que os pequenos negócios brotem. A parceria Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur é prova disso. Vamos apoiar o governo federal, focando em setores chave para o desenvolvimento do turismo. Somente assim conseguiremos que os negócios não apenas nasçam, mas também cresçam saudáveis", afirmou Melles.

O secretário de Turismo Pablo Sprei comemorou o fato de Nova Friburgo ser uma das dez cidades do Estado do Rio de Janeiro incluídas na lista: “Isso mostra a importância da cidade para o turismo fluminense. Temos o DNA turístico, um enorme potencial que precisa ser melhor explorado”, finalizou.

Ações

Um conjunto de ações estão previstas pelo programa, como a formalização de parcerias para melhorar e ampliar a cobertura de internet em destinos estratégicos; apoio aos movimentos de intervenções criativas de espaços públicos, cartilha para investidores com um passo a passo sobre como implantar empreendimentos turísticos, além de seminários em cada rota turística estratégica.

No Programa Investe Turismo, uma rota turística estratégica é o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos, promoção e comercialização turística.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade