Friburgo e Trajano perdem João de Moraes Souza

Ele foi prefeito de cidade no Centro-Norte Fluminense durante 18 anos
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O ex-prefeito João de Moraes Souza (Arquivo AVS)
O ex-prefeito João de Moraes Souza (Arquivo AVS)

João de Moraes Souza, nascido em 1º de fevereiro de 1933, foi prefeito de Trajano de Moraes durante 18 anos, tendo iniciado a carreira política em 1962, como vereador. Em 1966, elegeu-se prefeito pela primeira vez, e cumpriu um segundo mandato entre 1973 e 1976. O terceiro mandato foi exercido de 1983 a 1988, e o último, no período de 1993 a 1996. João de Moraes nasceu e foi criado numa família de políticos. Seu pai, o médico José de Moraes Souza, foi deputado estadual, e sua avó, Honestalda de Melo de Moraes Martins, foi à primeira prefeita do Brasil, em 1936, em disputa de eleição direta, no município de São Francisco de Paula, atual Trajano de Moraes.  

Fiscal de rendas aposentado, “dedicou grande parte de sua vida ao município fundado pelos seus ancestrais”. João de Moraes era “descendente direto do Barão de Duas Barras, Dr. Elias de Moraes, neto de João e Honestalda, que foi uma das primeiras prefeitas municipais eleitas do Brasil e pioneira da emancipação feminina, filho do Dr. José, nobre médico dos mais respeitados do país em seu tempo, e ex-deputado estadual, e Lylia”.

João de Moraes Souza estava internado no Hospital Unimed, em Nova Friburgo, onde faleceu, neste domingo, 18, aos 85 anos. Do SAF, o corpo foi transferido para a Câmara Municipal de Trajano de Moraes, de onde foi transportado para a Fazenda Olaria, de sua família, onde está sendo velado até as 17h nesta segunda, 19. Em seguida, será levado em cortejo, para sepultamento por volta das 17h30, no Cemitério São Francisco de Paula. João de Moraes Souza deixa quatro filhos e nove netos.

Profundamente consternada, a direção e equipe de A VOZ DA SERRA envia seus sinceros pêsames à família enlutada.

  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obituário
Publicidade