Friburgo é premiada: a cidade mais empreendedora do estado

Prefeito Renato Bravo recebeu certificado em solenidade nesta quinta, no Sebrae do Rio de Janeiro
sexta-feira, 27 de abril de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
Os prefeitos Samuca Silva, de Volta Redonda, Renato Bravo e Bernardo Rossi, de Petrópolis, exibem os certificados recebidos de representantes do Sebrae e Facerj
Os prefeitos Samuca Silva, de Volta Redonda, Renato Bravo e Bernardo Rossi, de Petrópolis, exibem os certificados recebidos de representantes do Sebrae e Facerj

Nova Friburgo recebeu na manhã desta quinta-feira, 26, o prêmio Cidade Empreendedora, do Sebrae. A solenidade aconteceu na sede da instituição, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do prefeito Renato Bravo, da primeira dama Cristina Bravo, além do secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Ângelo Jaque, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Walter Thuller, e do vereador professor Pierre. Representantes dos outros dez municípios participantes da competição também compareceram ao evento.

A conquista friburguense do primeiro lugar foi divulgada no início de abril. De acordo com o governo municipal, com o envolvimento de cerca de 90 funcionários de diversas secretarias da prefeitura, o título foi o resultado do cumprimento dos quesitos necessários para alcançar e promover um ambiente de negócios favorável, promissor e sustentável na cidade. “Saldo disso é uma Nova Friburgo considerada a cidade mais desburocratizada do Estado do Rio, que passou praticamente todo o ano de 2017 na liderança da geração de empregos e que, em 2018, teve o melhor primeiro trimestre dos últimos oito anos neste setor”, declarou a prefeitura através de nota.

Além do certificado de Cidade Empreendedora, o município recebeu seis medalhas por se destacar em trabalhos desenvolvidos nos setores de agricultura, educação, desburocratização, compras públicas, meio ambiente e empreendedorismo. O município ficou à frente de  Petrópolis, que ficou com o segundo lugar na disputa; Volta Redonda, que conquistou o terceiro lugar, além de São Pedro da Aldeia, Itaperuna, Campos, Niterói, Três Rios, Angra dos Reis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Juntas, essas cidades respondem por mais de 20% da atividade empresarial do estado.

Entre as principais iniciativas que Nova Friburgo mostrou estão: elaboração de leis municipais que beneficiam os microempreendedores individuais (MEIs); elaboração de editais exclusivos voltados para os MEIs; participação de servidores em capacitações voltadas para as compras públicas e desburocratização; realização de licitação com previsão de cotas voltadas para pequenos negócios; elaboração de canal de divulgação para os editais de licitação voltados para os pequenos negócios; participação de entidades de classe no desenvolvimento econômico local através de convênios e reuniões; incentivos tributários voltados aos pequenos negócios; e realização de atividades de educação empreendedora nas escolas.

“Uma cidade com ambiente favorável à geração de empregos, à abertura de novos negócios, é sem dúvida um excelente caminho para o desenvolvimento. Nosso governo está muito dedicado em relação à sustentabilidade econômica de Nova Friburgo, e nós vamos continuar trabalhando de forma incansável para mantermos essas estatísticas positivas”, disse o prefeito Renato Bravo.

“Esse é o caminho ideal para uma administração que pretende gerar um desenvolvimento local consolidado, ainda mais quando em torno de 45% de nossas atividades econômicas são realizadas por MEIs. Procuramos criar uma série de instrumentos na rotina da prefeitura para agilizar processos e, com isso, ter um ambiente de negócios que incentive a instalação e legalização de empresas no município. Esse título e medalhas representam o reconhecimento das ações que vêm sendo implementadas na cidade”, acrescentou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do município, Walter Thuller.

Para a  coordenadora regional do Sebrae-RJ, Fernanda Gripp, o que mais chamou atenção quanto ao desempenho de Nova Friburgo foi a união e o comprometimento dos servidores públicos no cumprimento das tarefas estipuladas. “Em Nova Friburgo, praticamente 100% do que foi estipulado como meta nas reuniões foram cumpridos. E não apenas isso, mas tudo foi evidenciado documentalmente, o que proporcionou uma excelente pontuação para a cidade. Isso foi um grande diferencial durante a competição”, disse ela.

O programa

Segundo o Sebrae, o programa Cidade Empreendedora foi lançado com o objetivo de incentivar os governos municipais e as lideranças empresariais locais a desenvolverem e implantarem políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, em favor da promoção de uma ambiente favorável à geração de negócios e do desenvolvimento socioeconômico.

Com cerca de 185 mil habitantes, Nova Friburgo conta hoje com 26.012 empresas, sendo 11.360 MEIs, que equivalem a cerca de 45% dos negócios da cidade. O Programa Cidades Empreendedoras em Nova Friburgo começou em agosto do ano passado, quando o município deu o primeiro passo para que fossem criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade