Já virou costume dizer que a internet está em todo lugar e a todo o tempo. Os serviços extremamente lentos e instáveis também já ficaram no passado. A prova disso é a Fri On Line, empresa friburguense que vem se destacando como um dos melhores provedores do país. Em recente pesquisa, ela foi apontada como a internet mais rápida de todo o Brasil, ficando à frente das grandes operadoras de telefonia celular e também de servidores nacionais.
Com onze anos em atividade, há cerca de seis anos a Fri On Line trouxe — em parceria com uma empresa japonesa — o sistema de fibra óptica para Nova Friburgo, uma solução bastante estável para o serviço de internet, que é, nas palavras do diretor Wilson Ribeiro, "à prova de futuro”, ou seja: "A fibra não se restringe à tecnologia atual; independentemente do quanto ela evolua com o passar do tempo, o sistema consegue acompanhar”.
A velocidade da Fri On Line foi medida através do Speedtest — aplicação da empresa americana Ookla, um dos mais confiáveis medidores de velocidade de internet —, que faz cerca de 5 milhões de medições diárias de velocidade. No ranking online da Net Index — site com função de arquivar o processamento desses testes —, a empresa se destaca na primeira colocação do Brasil. Enquanto sua atividade tem como medida 49.78 megabits por segundo (Mbps), a segunda colocada — uma empresa de alcance nacional — chega somente aos 32.54 Mbps, uma grande diferença de 17,24 mbps. Na lista também figuram outras grandes empresas brasileiras, incluindo operadoras de telefonia móvel e também de TV a cabo que oferecem o serviço.
Nova Friburgo consta na lista como sétima colocada, sendo uma das únicas do Rio de Janeiro entre os dez primeiros. Cidades como São Paulo, Curitiba e a própria capital do estado encontram-se atrás de Friburgo no ranking, com diferenças bastante notáveis. Ainda segundo a lista, o Brasil tem a média de velocidade de internet de 12.7 Mbps.
Deixe o seu comentário