A frente fria que chegou no fim da tarde desta terça-feira, 12, com promessa de fortes temporais, perdeu força e não causou os estragos esperados. Houve pancadas de chuvas isoladas em diferentes regiões do estado, sem maiores danos. O volume foi bem menor do que o registrado no temporal do último dia 6, quando sete pessoas morreram em consequência de deslizamentos e enxurradas na capital.
Em Nova Friburgo, choveu forte, porém de forma isolada, em alguns bairros, como Cônego e Mury, na noite de terça. No Centro da cidade, a chuva chegou na manhã desta quarta, com intensidade moderada, algumas vezes forte. Apesar disso, escolas estaduais amanheceram fechadas, por precaução, pegando os alunos de surpresa.
Na capital, durante a manhã chovia fraco em alguns pontos da cidade, onde as escolas municipais também não funcionaram. No acumulado das últimas 24 horas, o pontos com maior volume de chuva eram bairros da Zona Norte e do Centro, de acordo com o Alerta Rio, da prefeitura carioca. Na Zona Sul também caiu chuva forte. A capital segue em estágio de atenção
Em outras regiões do estado, a chuva foi mais volumosa na madrugada e no início da manhã. Paraty, na Costa Verde, foi a cidade mais atingida: em 24 horas, choveu 104,5mm. Em Teresópolis, avisos sonoros chegaram a soar durante a madrugada.
Em boletim na noite de terça-feira, 12, o Climatempo informou que áreas de instabilidade associadas à chegada de uma frente fria começaram a se espalhar pelo centro-sul do Estado do Rio. Pancadas de chuva moderadas a fortes foram observadas ainda à noite em pontos isolados de Angra dos Reis, da Região Serrana e da Baixada Fluminense. Por volta das 18h já começava a chover também na Zona Oeste do Rio.
De acordo com o Climatempo, a frente fria deixa o tempo mais instável nesta quarta-feira em todo o estado. Para Friburgo, a previsão é de clima instável até o fim de semana.
A previsão de chuvas fortes deixou a Defesa Civil municipal com equipes de prontidão e, desde a noite de terça, em estado de atenção para a possibilidade de chuvas fortes.
A Defesa Civil de Nova Friburgo informou que, entre 10h desta terça e 10h desta quarta, a precipitação média de chuva registrada no município foi de 12,29 mm. A precipitação máxima foi de 37,68 mm, em Mury, e a mínima de 0,2 mm, no Vale dos Pinheiros. Não foram registradas ocorrências.
O órgão reitera que está à disposição pelo 199 e que os moradores que ainda não recebem as mensagens de alerta para seu bairro por SMS podem fazer o cadastro pelo 40199.
Deixe o seu comentário