Franquias focam no interior

segunda-feira, 03 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Brasil vai ganhar, até o fim de 2012, 42 novos shoppings centers, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). De acordo com a instituição, estão previstas inaugurações de mais de 40 novos empreendimentos fora das capitais até 2013. Com a saturação desse modelo de comércio nas grandes capitais, o foco principal das construtoras e administradoras passou a ser as cidades médias do interior do país, com 100 a 200 mil habitantes, onde a demanda é crescente. Este novo público ajudará a estimular ainda mais a expansão do mercado de franquias, que cresceu 16,9% em 2011, muito além da economia brasileira. O franchising já representa 2,3% do PIB nacional, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões.

Com um aumento de 20% em sua área, que passa para 12 mil m², a Rio Franchising Business,que acontece de 27 a 29 de setembro no Riocentro, também registra crescimento de 10% no número de expositores, trazendo ao público mais de 220 marcas, nacionais e internacionais. Vários expositores, da área de alimentação, estética e beleza e do setor de serviços têm interesse em abrir lojas no interior do estado e a Região Serrana é uma delas. De âmbito nacional, a feira apresentará 46 estreantes e pretende movimentar R$ 150 milhões em negócios, 50% a mais que em 2011. A expectativa é que 25 mil visitantes interessados em investir em um negócio próprio ou expandir sua rede de franquias passem pelo local nos três dias do evento.

Entre os expositores, a Âmbar Escola de Dança, com duas unidades em Macaé, vai turbinar seu ritmo, ao estrear no evento para lançar sua franquia. Única empresa do segmento associada à Associação Brasileira de Franchising-Rio, ela entra na feira com apetite para abrir o máximo de cadastros, filtrando aqueles que realmente se interessem em fazer uma franquia com as características e perfil ideal para a Âmbar. “Não é necessário ser profissional de dança. Nesse caso, porém, será obrigatória a contratação de uma coordenadora técnica”, esclarece o sócio Juliano Fonseca. “Esperamos fechar cinco negócios na feira”, antecipa ele.

Estrategicamente, eles pretendem abrir as 10 primeiras unidades franqueadas no Estado do Rio, com planos de expansão para a Região Serrana, Niterói, Rio de Janeiro, Campos, Rio das Ostras e Cabo Frio.

As chamadas microfranquias—cujo investimento inicial é de até R$ 50 mil—estão entre as opções que mais crescem no mercado. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o número de microfranquias saltou de 213 para 336 no ano passado. Elas já representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor, ou seja, R$ 3,7 bilhões. Das 176 novas franquias que surgiram no mercado, 123 são micro, o que representa 70%. Também estão ganhando destaque no mercado as franquias individuais e móveis. Há modelos com investimento inicial de apenas R$ 5 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade