Francisco Fortunato é o novo secretário de Assistência Social de Duas Barras

quarta-feira, 07 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Depois de conversa reservada em seu gabinete com o vice-prefeito Marcos Serpa Alves, o Kinka (DEM), e a secretária de Governo, Sônia Amélia, o prefeito de Duas Barras, Antônio Carlos (PMDB), confirmou o nome do secretário de Gabinete, Francisco Fortunato de Souza, o Chiquinho São João, para assumir a Secretaria de Assistência Social do município. O secretário, que já foi vereador de Duas Barras por um mandato, foi convidado a assumir a pasta depois de rápida passagem pela Secretaria de Gabinete, onde atuou nas articulações políticas e administrativas diretamente ligadas ao gabinete do prefeito.

Falando a respeito de sua decisão, o prefeito confirmou: “A escolha de Francisco Fortunato de Souza para assumir a pasta do Social aconteceu naturalmente, pois ele já faz parte da nossa administração e do nosso grupo político e é uma pessoa em quem confiamos. Claro que decisões como esta não são tomadas isoladamente, por isso fiz questão de ouvir o vice-prefeito Kinka e a secretária Sônia Amélia, entre outros colaboradores. Meu desejo é que ele desenvolva um bom trabalho em favor da nossa comunidade e colabore para definir políticas públicas positivas na área social, de interesse de toda a coletividade”.

Ciente de suas novas responsabilidades à frente de uma das secretarias mais solicitadas do governo, o secretário declarou: “Fiquei feliz em ter sido escolhido pelo prefeito para ocupar este cargo, que julgo de extrema importância, pois a Secretaria de Assistência Social cuida de pessoas em situação de extrema fragilidade social e que buscam no poder público amparo para suas necessidades. Desejo dar início a um amplo projeto de humanização no atendimento, fazendo com que as pessoas se sintam acolhidas ao buscar nossos serviços. A ideia é trabalhar não apenas com a preocupação assistencial, mas com o foco voltado à promoção social, fazendo com que o cidadão saia de sua condição de eterno assistido e se torne sujeito de sua própria história, tendo condições de promover seu próprio sustento e de caminhar com seus recursos. Queremos construir uma nova mentalidade social, onde nossa secretaria vá ao encontro das comunidades, auxiliando-as em seu crescimento e amadurecendo suas prioridades”.

Vale lembrar que, além do nome do secretário Francisco Fortunato também foi bastante cogitada a possibilidade do retorno da primeira-dama e secretária de Governo, Sônia Amélia, para ocupar a Assistência Social, cargo este que ocupou durante longo período e onde deixou sua marca, realizando um excelente trabalho em favor da comunidade. “De fato fui sondada a respeito de um possível retorno à Assistência Social, onde atuei durante um bom período e que, não posso negar, deixou muitas saudades e boas amizades. Foi um período de muitos desafios e trabalho, pois tivemos que construir uma secretaria praticamente do zero, pois não encontramos nenhuma estrutura. Mesmo com saudades desse período, em que aprendi e cresci muito junto com as pessoas que estavam a minha volta, decidi permanecer na Secretaria de Governo onde, juntamente com minha equipe, desenvolvo um amplo trabalho de reestruturação da secretaria, que deverá ser ampliada no próximo ano. Acredito que o prefeito fez uma boa escolha e que o novo secretário terá amplas condições de desenvolver um excelente trabalho”, concluiu Sônia Amélia.

Francisco Fortunato: acreditando no Social

Filho de Alcenir Freira de Melo e José Fortunato de Souza, o atual secretário de Assistência Social de Duas Barras, Francisco Fortunato de Souza, o Chiquinho São João, não nega sua origem humilde na condição de filho de lavradores. Casado com Solange da Silva Borges, uma fluminense originária de São Gonçalo-RJ, pai de três filhos - Francisco Vítor, Bernardo e Gabriel -, ele confirma seu amor pela família, que gosta de ter sempre a sua volta. De família numerosa, que totaliza 12 irmãos, apenas Francisco seguiu a carreira política, quando passou a trabalhar na propriedade localizada em Monnerat, do empresário Altineu Coutinho, pai do atual deputado estadual Altineu Côrtes (sem partido) e irmão do então deputado federal José Carlos Coutinho. Observando com atenção o trabalho dos patrões ao longo de 20 anos de convivência, Francisco passou a se interessar mais pela política partidária e, por sugestão do deputado Altineu Côrtes, decidiu ingressar na política lançando sua candidatura a vereador pelo PMDB. Eleito com 254 votos, exerceu seu primeiro mandato entre 2005 e 2008. Na tentativa de reeleição, alcançou a primeira suplência pelo PMDB, ocasião em que foi convidado pelo prefeito a assumir a Secretaria de Governo.

Homem ligado ao povo mais humilde, Francisco sempre direcionou seu trabalho político em favor do social, tendo sido responsável pela conquista do projeto Segundo Tempo, do governo federal, voltado à prática de esporte dos 7 aos 17 anos, com implantação de núcleos em Duas Barras e Monnerat; a conquista de um utilitário furgão tipo Van, com 16 lugares, visando à melhoria do transporte de pacientes da Secretaria de Saúde, e uma ambulância semi-UTI, ambas resultados de emendas do deputado Altineu Côrtes, esta enviada para o atendimento exclusivo da comunidade de Monnerat e, finalmente, a implantação do Centro Atendimento ao Cidadão (CAC) em Monnerat, que oferece cursos de informática, cabeleireiro, maquiagem, manicure, pedicure e artesanato, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade