Fotógrafo doa imagens para ajudar a expandir arquivo cultural da cidade

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Fotógrafo doa imagens para ajudar a expandir arquivo cultural da cidade
Fotógrafo doa imagens para ajudar a expandir arquivo cultural da cidade

O fotógrafo Alex Sandro Santos doou à Associação de Folias de Reis de Nova Friburgo algumas imagens captadas por ele em Conselheiro Paulino, durante o encontro de folias de Reis em 2006. As imagens focam em muitos closes as cores, a fé e as expressões dos foliões, e estão divididas entre iluminação diurna e noturna. Neste ensaio Alex Sandro conta que para conseguir alguns bons registros teve que se embrenhar entre os músicos e direcionar suas lentes em pequenos detalhes.

A doação, segundo o jovem fotógrafo, proporcionará aos cidadãos friburguenses e aos turistas uma mostra desta cultura popular tão intensa, vivenciada pela população geralmente no início de cada ano. As fotos, que já fizeram parte de uma exposição individual no Centro de Arte, ampliadas no tamanho 25 x 38cm, formarão uma exposição permanente na sede da associação, localizada no Centro, próximo à Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo desta pequena grande ação é contribuir com o acervo cultural do município e fazer com que a arte da fotografia seja disseminada cada vez mais como expressão cultural e documental. Para Alex Sandro Santos, as imagens são tão valiosas que não podem ficar esquecidas dentro de uma gaveta qualquer. “Há imagens que trazem consigo máscaras, que causam até medo para quem vê e não entende tal manifestação cultural. E as fotos ajudam a desmistificar isso”, diz Alex Sandro.

Colecionador de máquinas fotográficas antigas, amante da fotografia desde criança e autor do projeto ambiental Bobinarte, no qual utiliza bobinas de filmes fotográficos vazios para criar e produzir pequenos personagens, recentemente Alex Sandro lançou o blog www. alexsandrofotos.blogspot.com, contendo as principais matérias publicadas por A VOZ DA SERRA, no caderno Light, e em outros jornais e revistas. Embora suas imagens estejam quase sempre direcionadas ao assunto meio ambiente, isto não o impede de ousar em fotos sociais e jornalísticas e ele planeja, para um futuro próximo, também se lançar no mercado da moda.

As 20 ampliações foram entregues ao amigo Léo Abelha, integrante da Associação de Folias de Reis e músico da banda de chorinho Meu chapéu virou pandeiro, mas já se encontram na sede para apreciação. O desejo agora é conseguir patrocínio para algumas molduras e quem puder contribuir pode fazer contato pelo e-mail leoabelha22@gigalink.com.br ou pelo telefone (22) 9943-7185.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade