Fórum permanente garante apoio à manutenção do Ibama na cidade

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Fórum permanente garante apoio à manutenção do Ibama na cidade
Fórum permanente garante apoio à manutenção do Ibama na cidade

O movimento surgido no fim do ano passado, por ocasião da divulgação do possível fechamento do escritório regional do Ibama em Nova Friburgo promoveu a primeira reunião de 2009 na quarta-feira, 14, na sede do próprio escritório (Praça Getúlio Vargas 92, Centro). Como a época é de férias, inclusive no próprio Ibama, não foi apresentada nenhuma novidade. Como já foi decidida a permanência do escritório, a missão do movimento agora é que ele tenha melhor estrutura para funcionar. Os integrantes transformaram o movimento em fórum permanente e marcaram nova reunião para 11 de março.

A reunião foi coordenada pela presidente da Rádio Comunidade Friburgo FM, Luzia Franco. Ela fez um relato das primeiras providências do movimento, como o envio do documento gerado na reunião de 17 de dezembro passado, tanto por e-mail quanto pelo Correio, para o presidente do Ibama nacional, Roberto Messias Franco, e para o superintendente regional no estado do Rio de Janeiro, Adilson Gil. Franco se reuniu com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, logo em seguida e, sensibilizados com o movimento, decidiram pela manutenção do escritório regional em Nova Friburgo.

O movimento, unido às demais iniciativas populares e políticas, deu resultado, salientou Luzia, que também fez referência ao concurso do Ibama, previsto para o mês de março, que permitirá melhores condições de funcionamento do Ibama em todo o Brasil e, espera-se, também em Nova Friburgo.

Fórum permanente

O chefe do escritório regional do Ibama em Nova Friburgo, Mauro Zurita Fernandes, também comentou sua articulação junto ao superintendente no Rio, que por sua vez se reportou ao presidente do instituto, em Brasília, resultando na permanência da representação na cidade.

Mauro citou na reunião que a diretoria do Ibama está em férias e não houve mais novidades no encaminhamento da questão. Porém, sugeriu que o movimento não se desfaça e ainda se transforme num fórum permanente, a fim de avançar nas questões que a sociedade julgue necessárias em relação ao meio ambiente em geral.

“Muitos estão parados, de férias, mas o movimento continua alerta, acompanhando a situação”, disse Alda Oliveira, da Agenda 21, chamando a atenção para a importância da reunião. Alda conclamou as dezenas de presentes ao encontro a aglutinar outras pessoas ao movimento, principalmente secretários de Meio Ambiente e outras autoridades dos novos governos municipais da região.

Abrangência

A área geográfica de atuação do escritório regional do Ibama em Nova Friburgo abrange 15 municípios: Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Carmo, Sapucaia, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto, além de atender emergencialmente a Itaocara e outros municípios do Noroeste do estado.

Tem sob sua gestão mais de 120 quilômetros quadrados de extensão e pelo fato de a Região Serrana ocupar a parcela mais central do estado, a capacidade de polarização regional exercida pelo município sede do Ibama – Nova Friburgo – é bastante sensível e crescente, situação que confere uma ótima condição para o estabelecimento da sede do Ibama no município, referente ao gerenciamento das ações e programas de caráter regional.

Nova reunião em março

O movimento ganhou nome. Passa a se chamar Fórum Permanente Regional Serrano de Apoio e Fortalecimento às Ações Governamentais em Meio Ambiente. Um pouco grande, como admitiu a autora da sugestão, Alda Oliveira. E já tem nova reunião agendada. Está marcada para o dia 11 de março, às 16h, em local ainda a ser definido, podendo ser novamente no próprio escritório regional do Ibama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade