Fórum debate a força da cachaça como atrativo turístico do estado

A conquista dos cervejeiros de Nova Friburgo foi incentivo para que os produtores de cachaça impulsionem a produção
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Flickr)
(Foto: Flickr)

Na última sexta-feira, 16, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, realizado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), debateu um importante produto cultural do Brasil, a cachaça.

Além de incentivos fiscais à bebida, a primeira-dama do estado, Maria Lucia Horta Jardim, apresentou o projeto Museu da Cachaça, que exibirá aos cariocas e visitantes o potencial histórico do produto.

O museu está sendo projetado em espaço virtual, já que ainda não há lugar físico definido. A primeira-dama revelou que a ideia do museu vem da importância cultural do produto e que o governo do estado está à disposição para apoiar todos os projetos que envolvam produtos que ressaltem a cultura do Brasil e do Rio de Janeiro.

O secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, destacou durante o fórum a força do produto no incremento da atividade turística no estado, sendo responsáveis por atrair visitantes nacionais e internacionais. “A cachaça é um produto de alta qualidade e isso precisa ser trabalhado. Assim como foi no Rio Grande do Sul, que atuou com o roteiro dos Vinhedos e, juntamente com Gramado, recebe, hoje, o mesmo número de turistas que nós. A secretaria de estado de Turismo está à disposição para acelerarmos o processo de roteiros para as regiões produtoras e colaborar para uma divulgação especifica do produto”, destaca o secretário.

A questão da isenção do IPTU e taxa de emissão do alvará de microcervejarias, conquistado pelos produtores de cerveja do município de Nova Friburgo, foi outro ponto destacado pelo secretário. “A conquista dos cervejeiros de Nova Friburgo tem que ser comemorada. É uma representação do reconhecimento do produto como acelerador de desenvolvimento econômico e turístico para a região. É importante que os gestores dos municípios produtores de cachaça reconheçam nessa ação um importante estímulo para o crescimento da produção da cachaça”, explica Nilo contando ainda que marcará uma reunião com os representantes dos hotéis de 3 a 5 estrelas do Rio de Janeiro para que os produtores da cachaça possam, através de palestras, entender a importância da cachaça não só industrializada, como também artesanal.

A presidente da Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj), Kátia Espírito Santo, contou que a cachaça é protegida legalmente como indicação geográfica exclusiva do nosso país: “A cachaça é o primeiro destilado da América. Apesar de nossa produção corresponder a 0,6% da nacional, temos um papel destacado na exportação. Quatorze por cento do que fabricamos é enviado para fora do Brasil. Comparado ao volume de exportações nacional, o Rio de Janeiro responde a 8% do mercado”.

Além da presença da primeira-dama, Maria Lucia Horta, do secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, e da presidente da Apacerj, Kátia Espírito Santo, o evento, coordenado pelo deputado estadual Paulo Ramos, contou com a participação de fabricantes e distribuidores de rótulos fluminenses, representantes de órgãos parceiros, entre eles o Sebrae e o Inmetro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | ALERJ | Cachaça
Publicidade