Em sua quarta edição, o Fórum de Segurança de Nova Friburgo, idealizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) dedica-se este ano ao tema Priorizando Soluções, com o objetivo de apresentar pontuações práticas e iniciativas viáveis para as problemáticas ligadas a segurança no município. O evento será realizado nesta segunda-feira, 14, às 18h, no auditório do Senai (Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220, Centro). A entrada é franca.
Um dos temas de debate escolhido é Policiamento Comunitário, que será apresentado pelo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, James de Barros, que desde junho deste ano é seu comandante, com o objetivo de aproximar a Polícia Militar da comunidade transformando policial e cidadão em aliados no combate à violência. O comandante, que já exerceu os cargos de coordenador geral do Programa Habitacional da Secretaria de Segurança Pública; assessor especial do gabinete do secretário de Segurança e chefe do Centro de Operações do 1º Comando de Policiamento de Interior, apresenta para Nova Friburgo bons resultados alcançados em dois anos no comando do batalhão de Santo Antônio de Pádua, além de juventude e vontade de fazer para mudar o perfil da segurança em Nova Friburgo.
O segundo painel aborda uma vertente que tem garantido a Nova Friburgo destaques negativos nos índices da violência. Trata-se da temática Violência no Trânsito, que será abordada por Hudson de Aguiar Miranda, superintende da Autran e coordenador da equipe de Força Tarefa da Ordem Urbana de Nova Friburgo. O superintende, que também já comandou o batalhão da PM em Nova Friburgo, além de ter exercido diversos cargos como comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tem como proposta modificar os índices de violência no trânsito e assim garantir aos cidadãos uma cidade ordeira e tranquila.
Em quase um ano de governo, Hudson já implementou no município diversas mudanças que visam favorecer questões do trânsito, além de outras medidas que possibilitam melhor organização urbana, como a participação ativa da guarda municipal na garantia do cidadão.
Dividindo a temática da violência no trânsito com Hudson estará o capitão médico do 6º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Leonard Eyer, que é chefe da equipe médica de emergência do quartel de Nova Friburgo. Ele também desempenha a função de chefe da equipe de emergência do Hospital Raul Sertã.
Leonard tem se apresentado como um profundo conhecedor dos índices de crescimento da violência no trânsito na cidade e relata que diariamente a corporação é mobilizada para atender casos neste sentido, sendo a imprudência e a não conscientização dos motoristas as maiores causas dos alarmantes índices. O Corpo de Bombeiros em Nova Friburgo é o primeiro contato em caso de acidentes e ocorrências de gravidade no trânsito e por isso a corporação está alerta para o processo de conscientização do motorista, a fim de modificar as estatísticas.
O 4º Fórum de Segurança será encerrado com uma temática que há vários governos vem sendo debatida em Nova Friburgo. Trata-se da imediata instalação de um sistema de carceragem na cidade e a implementação da Delegacia Legal. Nova Friburgo é cidade polo da região e são oito municípios atendidos pelo 11º Batalhão de Polícia Militar e a necessidade de uma Delegacia Legal, que oferecerá condições mínimas de atendimento à população e aos detentos com a carceragem e assunto para que todos participem e tenham consciência de sua importância.
Para tanto o Conseg convidou Orlando Zaccone, chefe da Polinter e ex-delegado de Polícia da 52ª Delegacia de Polícia de Nova Iguaçu, onde pôde desenvolver o sistema de Carceragem Cidadã, tendo obtido sucesso em suas tratativas, para que apresente as propostas de viabilidade deste mesmo sistema em Nova Friburgo, para que possa implementar resultados práticos e objetivos e que a população o conheça e se sensibilize com a sua importância.
Orlando Zaccone, que também é jornalista, além de advogado, tem participado de várias seções na Câmara Municipal de Nova Friburgo quando demonstrou interesse e conhecimento da situação em que se encontra a carceragem de Nova Friburgo e a delegacia. Crítico do próprio sistema, Orlando apresenta objetivos práticos para Nova Friburgo, com perspectivas de resultados.
O 4º Fórum, idealizado e promovido pelo Conseg, com a parceria de diversas empresas e entidades, é um evento anual para que a temática da segurança seja tratada em conjunto com a comunidade e órgãos de segurança aproximando executores e beneficiários das ações, demonstrando que o papel da sociedade é atuar junto não só na fiscalização, mas na proposição de iniciativas que possam oferecer resultados para a cidade.
Deixe o seu comentário