(SECOM) - A participação do delegado José Pedro Costa da Silva, titular da 151ª Delegacia de Polícia, no encontro da semana passada do fórum permanente de resgate da praça Getúlio Vargas concluiu um ciclo importante da mobilização que secretários municipais vêm desenvolvendo pelo logradouro. Depois da adesão da Polícia Militar e, agora, da Polícia Civil, ao plano de ação proposto, há garantia do apoio indispensável na questão da segurança no local.
Com isso, os secretários partem agora para outra etapa. Nesta quarta-feira, 4, como havia ficado estabelecido no encontro anterior, uma nova reunião será realizada às 14h, no Palácio da Cultura (antigo Fórum Julio Vieira Zamith), na própria praça. A proposta é a apresentação de um plano a ser encaminhado aos comerciantes do entorno da Getúlio Vargas para que participem das ações que serão realizadas regulamente no local.
Além da própria melhoria e manutenção das construções - uma vez que alguns proprietários já vêm realizando reformas do casario antigo –, será proposta ainda uma programação regular de eventos artísticos, culturais e esportivos para a retomada, de fato, do espaço como um dos únicos e mais importantes pontos de convivência locais, desde a sua idealização pelo paisagista francês Auguste Marie Glaziou, há quase 130 anos. O paisagista friburguense Luiz Fernando Dutra Folly lembrou no encontro anterior, que a praça completa seus 130 anos em 2010, o que motiva ainda mais o grupo ao esforço que vem sendo realizado.
No encontro desta quarta-feira, o grupo pretende concluir uma programação e definir a forma de participação de cada interessado. O sentido é mostrar que todos devem participar exatamente em razão da praça ser um bem tombado e “pertencente a todos”. Centenas de pessoas convivem diariamente no local, principalmente também em atividades de trabalho, seja em estabelecimentos comerciais, escritórios e consultórios da área. Cada um deve ter sua responsabilidade e atuação no seu resguardo e proteção.
Deixe o seu comentário