Fórum da Terra: a preservação ambiental em debate semana que vem

sexta-feira, 16 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A ONG Associação Cultural Saber Global vai promover nas próximas quinta, 22 e sexta-feira, 23, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na Praça do Suspiro, a segunda edição do Fórum da Terra – mercado de carbono e as cidades sustentáveis. No evento destinado a professores, pesquisadores, técnicos, gestores, consultores, estudantes, empresários e representantes de segmentos e movimentos sociais de defesa do meio ambiente, serão propostas reflexões sobre os inúmeros impactos causados recentemente no ecossistema com as mudanças climáticas globais. As principais delas e já visíveis em todo o planeta, devem-se ao aquecimento global, à ação degradante do homem sobre o meio ambiente e à necessidade de formação de uma nova cultura baseada no desenvolvimento sustentável.

O Fórum da Terra pretende, inclusive, chama a atenção da sociedade para diversas ações humanas que colaboram para a queda da qualidade de vida com agressões ambientais graves causadas a partir do efeito estufa. Ele é oriundo basicamente da mistura do vapor de água com dióxido de carbono e outros gases que permitem que as ondas eletromagnéticas que vêm do sol atravessem a atmosfera e aqueçam a superfície terrestre. De acordo com os integrantes da ONG Saber Global , que organizam o Fórum da Terra, este processo dificulta a saída de radiação infravermelha emitida pela terra, impedindo a perda de calor irradiada pelo espaço.

De acordo com os ambientalistas, esse aquecimento tem sido provocado pelas próprias atividades humanas como o aumento do consumo de energia, edificações, queimadas, atividades industriais, práticas agrícolas inadequadas, desmatamentos, excesso de veículos e má destinação dos resíduos sólidos que produzem emissões excessivas de gases. A ONG Saber Global estima ainda que o Brasil está atualmente entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa e entre os dez maiores emissores de dióxido de carbono do mundo, devido à agricultura e à pecuária extensiva.

No círculo de palestras, disucssões sobre mata atlântica, camada de ozônio e o futuro da terra

O 2º Fórum da Terra – mercado de carbono e as cidades sustentáveis contará na solenidade de abertura, na quinta-feira, 22, a partir das 9h, com as presenças do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, do secretário municipal de meio ambiente, Ivison Macedo e representantes do Ministério do Meio Ambiente e das ONGs Saber Global e S.O.S. Mata Atlântica, além de autoridades públicas e privadas e Secretaria Estadual do Ambiente. O evento começará com a análise do filme Mudanças de clima, mudanças de vida – como o aquecimento global já afeta o Brasil.

Às 10h30 haverá um debate sobre o tema Camada de ozônio, o futuro da terra, seguido das palestras Mata Atlântica, fator de sustentabilidade , Cidades sustentáveis e meio ambiente, Educação ambiental na mudança do clima – expectativas e desafios e Organizações sociais na defesa da terra. Na sexta-feira, 23, as discussões, a partir das 9h, serão sobre os temas Aquecimento global e mudança do clima, Fontes de energia alternativa, Mercado de carbono – novos rumos e oportunidades de novos negócios e serviços e Projetos florestais.

A expectativa dos organizadores da ONG Saber Global é que o Fórum da Terra reúna nos dois dias de atividades aproximadamente 1,5 mil participantes, entre professores, pesquisadores, técnicos, gestores, estudantes, consultores, empresários, representantes de ONGs, prefeituras e movimentos sociais e ambientais. O evento tem o apoio de A VOZ DA SERRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade