Forte massa de ar polar derrubará temperaturas neste fim de semana

Climatempo prevê onda de frio intenso a partir da madrugada de sábado
quinta-feira, 23 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O frio da manhã desta quarta, clicado pela leitora Vera Barcellos
O frio da manhã desta quarta, clicado pela leitora Vera Barcellos

Uma forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil nos próximos dias e derrubará as temperaturas no Sudeste no fim de semana. O aviso foi emitido pelo Climatempo nesta quinta-feira, 23. O instituto destaca que  esta massa de ar polar é mais intensa do que a que passou sobre o país na semana passada. Desta vez, há previsão de frio abaixo dos 10 graus no Sudeste e sucessivos recordes de frio até o domingo, 26.

Por causa desta massa de ar frio, a temperatura já baixou muito na Argentina, onde nevou muito na terça, 21, na região de Malargüe, na província de Mendoza.

No Brasil, o ar frio vai avançar sobre o país, de forma, progressiva, entre quarta e domingo. Nesta sexta-feira, 24, a capital fluminense continua quente. A temperatura só deve cair significamente a partir da  madrugada de sábado. Em Nova Friburgo, a mínima deve cair para 6 graus no domingo.

A um mês do inverno, Nova Friburgo subiu de posição, passando de sétima a quinta cidade mais fria do país, segundo o Climatempo. A mínima registrada nesta quarta-feira, 22, caiu para um dígito: 8 graus, segundo o instituto. Com isso, Friburgo perdeu apenas para Monte Verde (MG), a campeã com mínima de 4 graus; Maria da Fé (MG), Campos do Jordão (SP) e Caldas (MG).

Vale notar que a cidade foi a única representante do Estado do Rio entre os 20 municípios mais frios do país nesta quarta.

Esta quinta, 23, no entanto, amanheceu mais quente: a mínima subiu para 12 graus. Na segunda-feira, 20, quando Friburgo era a sétima mais fria, a mínima estava em 11 graus.

O inverno chega no dia 21 de junho, às 12h54. Ainda não há prognósticos oficiais de como a estação será este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade