Fortalecimento do jornalista e empresas de comunicação: metas prioritárias da Fenai-Faibra

terça-feira, 06 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

POÇOS DE CALDAS [ ABN NEWS ] - O impacto das novas tecnologias da informação foi um dos temas em destaque que permeou a maioria das palestras do 9º Ciclo de Conferências da Imprensa Brasileira e 14º Encontro Nacional de Associações de Imprensa – Enai, realizados concomitantemente em Poços de Caldas, nos dias 26 e 27 de março.

No evento ficou evidenciado que é necessário articular ações de qualificação continuada, tanto dos jornalistas quanto das empresas jornalísticas. Só assim será possível promover atualizações qualificadas a respeito dos novos ambientes multimídias e seus desdobramentos em toda a cadeia produtiva da indústria da informação. A busca de mecanismos para promover a viabilização das publicações impressas, a qualidade da informação e a valorização do papel dos jornalistas, são desafios que a Federação Nacional da Imprensa – Fenai-Faibra pontua como metas prioritárias.

A valorização e fortalecimento das associações de imprensa espalhadas no Brasil é um dos pontos estratégicos para garantir um trabalho integrado, ativando toda rede das associações em torno da capacitação, empreendedorismo e inovação. Segundo o presidente da Fenai-Faibra, J.H. de Oliveira Júnior, “uma das primeiras medidas resultantes do 14º Enai é a formação de um grupo de trabalho para desenhar um Programa de Integração Multimídia das Associações de Imprensa – Primai”. A proposta é justamente repercutir experiências bem-sucedidas, a exemplo da Associação de Imprensa da Barra – AIB, que encontrou um modelo de valorização profissional e fortalecimento da atividade jornalística.

“Além de compartilhar o modelo, o Primai visa irradiar produtos, cursos e projetos em rede, visando o fortalecimento das associações de imprensa”, destaca Josué de Menezes, um dos coordenadores do grupo de trabalho, vice-presidente da Associação Campineira de Imprensa - ACI.

Segundo o presidente da AIB, Manuel Lopes, “este é o momento de apresentarmos soluções ágeis e dinâmicas, demonstrando a força do jornalismo de qualidade. Uma das competências mais valorizadas no mundo multimídia é a capacidade de síntese, valor que está no DNA dos jornalistas”.

Outro integrante do grupo de trabalho do Primai é Roberto Perez, conceituado jornalista investigativo, presidente da Associação Serrana de Imprensa (RJ) e atualmente editor-chefe da Agência Serra. Para ele “o desafio é grande mas, à medida que o foco do projeto esteja bem definido, a rede já está pronta para valorizar a profissão do jornalista como uma das atividades alinhadas com as tendências do mundo multimídia”.

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