Texto: Karine Knust / Fotos: Lúcio Cesar Pereira e Divulgação
O Dia das Crianças foi no domingo passado, 12, mas na manhã desta última quinta-feira, 16, ainda havia comemoração — pelo menos para os 90 alunos de quatro colégios multisseriados da zona rural de Nova Friburgo. O evento, denominado "Festa com Ciência – Física Divertida”, foi realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-Capes) em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), e contou com o trabalho de 30 voluntários do Movimento Mosaico. De acordo com os organizadores, além de comemorar, a ideia era reunir em um só ambiente estudantes de física, professores, mestres e doutores dos cursos oferecidos pelo Cefet — e, é claro, a criançada.
"Nosso objetivo é o de realizar mais do que uma festa assistencial. Com ciência divertida e física acessível para todos. Colocar doutores de física para ensinarem crianças é algo histórico e empolgante. A ideia é dar acesso a essas crianças à universidade, ao seu espaço e saberes. Muitas crianças mexeram no computador pela primeira vez”, conta a voluntária Silvana Magalhães, que ainda afirma: "Este é o início de um processo de empoderamento. Começamos a passar a mensagem de que a ciência e a universidade também são deles, que eles podem ser cientistas e estar ali um dia, construindo uma ideia de que a ciência é legal, é acessível, faz parte da vida”.
Além de diversas brincadeiras e lanches temáticos, as crianças também puderam participar de programações como: oficinas de observação celeste, teatro sobre os planetas e sala de experimentos.
O Mosaico
O Movimento Mosaico é um projeto voluntário que visa levar amor, atenção e dar voz a comunidades carentes de Nova Friburgo. O grupo começou a se unir timidamente há quatro anos, realizando festas para crianças carentes em algumas escolas da zona rural da cidade. Atualmente, a equipe tem se organizado para realizar mais do que festas. De acordo com Silvana Magalhães, o objetivo agora é conhecer a real situação de cada comunidade para saber suas necessidades, a fim de que daí possam surgir ações mais sistemáticas como oficinas e capacitações comunitárias. Para conhecer melhor esta causa e, quem sabe, se tornar um voluntário, basta entrar em contato através da comunidade no Facebook — "Mosaico” — ou pelo blog www.mosaiconf.blogspot.com.br.
Peças teatrais também fizeram parte da programação do Festa com Ciência – Física Divertida
Crianças tiveram a oportunidade de aprender ciência de forma mais simples e divertida
Experimentos realizados por professores e alunos do curso de física chamaram a atenção dos pequenos
Deixe o seu comentário