Já está repercutindo nas ruas de Nova Friburgo e região. O maior evento dos últimos tempos, de gastronomia, a ser realizado em praça pública, em Nova Friburgo, tem tudo para agradar em cheio friburguenses e visitantes. De 18 a 20 de setembro será realizada a primeira edição do Food Truck Serra Festival 2015, que promete marcar o calendário turístico do município.
O burburinho começou há cerca de três meses nas redes sociais através da página ‘foodtrucknaserra’, e a cada dia ganha mais adesões. Em 20 de agosto, um grupo com 50 operadores de turismo visitou a cidade a convite da organização do evento e do Nova Friburgo Convention Bureau. Além de conhecerem as belezas naturais da cidade, os operadores vieram fechar pacotes e grupos para a semana do evento, o que deverá gerar movimento também no comércio, no lazer (turismo) e nos restaurantes.
Ao todo serão cerca de 40 expositores, entre trucks, bikes, barracas, restaurantes e bar. As principais atrações dos eventos gastronômicos realizados no Rio e São Paulo confirmaram presença: Los Mendozitos, Devorate, Black Truck, Nouveau Bistrô, Frites, Gratini, Mexicano Calavera, Kituteria Karioca, Annunciata, Urbano, Carango, Espírito de Porco e Chef Arretado.
Uma proposta já consolidada
Eventos com food trucks estão na moda e neste ano chegaram para ficar. Praticamente todas as capitais brasileiras e cidades de grande porte já realizaram ou estão planejando fazer um evento desta natureza. A iniciativa em Nova Friburgo partiu de uma parceria entre a Trade Assessoria e Projetos e a Novamix Food Service.
O objetivo é aproveitar o modismo para atrair turistas e incentivar os restaurantes e lanchonetes de Nova Friburgo a aderirem. Algumas das principais marcas de cervejas artesanais da cidade também confirmaram presença: WKattz, Buzzi e Barão Bier ficarão em um espaço de 200m², patrocinado pelo Sebrae, onde também serão montados dois restaurantes. Na ocasião será divulgado um dos pratos típico do município—a truta—com convite para os visitantes voltarem em novembro, quando a cidade realizará o já tradicional Festival da Truta.
Além das cervejas artesanais, as seguintes empresas friburguenses estarão presentes: Restaurante Deck, Sushi na Kombi, Centro Gastronômico Colônias, El Burgo e Suco Carioca. As colônias do Líbano e da Suíça já estão elaborando seus pratos típicos.
Programação
Caberá exclusivamente aos artistas da cidade animar a festa. Assim como foram contratadas empresas locais, técnicos e demais profissionais envolvidos neste tipo de evento. A programação final será divulgada na próxima semana, mas algumas atrações musicais já estão fechadas:
Sexta-feira
18h Noel toca Beatles;
20h Expresso Santiago;
21h30 Eles com Bossa, ela na nossa.
Sábado
19h Toque Feminino;
20h Quarteto Eclético;
21h30 Manu.
Domingo
15h Trio todo Som;
21h Grupo Tócaz convida Mauro Martz.
* Nos intervalos os DJs Luciano Petrillo, Tony C e Saulo Emerick cuidam da programação musical ambiente.
Infraestrutura, parcerias e o truck money
Um espaço especial será destinado às crianças, com recreação infantil, oficinas, piquenique e um fraldário operado pela Johnson’s Baby. O Café Melitta, outro parceiro do evento, fará demonstração de coquetéis à base de café com degustação gratuita de seus produtos. A Cervejaria Bohemia fará o lançamento da linha craft de cervejas artesanais e, juntamente com as cervejas artesanais da Bela Rosa, Caá-yari e Jabutipa, poderão ser apreciadas em um bar central.
Uma cozinha profissional será montada pela Gazoni Planejados, e operada pela Novamix Food Service. Neste local haverá oficinas gastronômicas e cursos gratuitos. Apoiadores: Prefeitura de Nova Friburgo, Sebrae/RJ, Acianf e Nova Friburgo Convention Bureau.
Formas de pagamento: dinheiro e cartão, que serão trocados por uma moeda própria no local do evento. Ao adquirir o truck money, o visitante poderá comprar em todos os espaços ligados ao evento, que somente receberão essa moeda. Mais informações no site www.foodtruckserrafestival.com.br. Horários de funcionamento: sexta, 16h às 23h; sábado, 16h às 23h; e domingo 12h às 22h. Entrada gratuita.
Roberta Sudbrack aderiu ao food truck e seu cachorro-quente faz sucesso na rua
Única carioca com três estrelas no último Guia Quatro Rodas, a chef Roberta Sudbrack—eleita em agosto a melhor chef mulher da América Latina—divide sua atenção com seu novo empreendimento desde o final do ano passado. Após a liberação dos food trucks pela prefeitura, a mestre-cuca aderiu ao movimento da comida de rua. Para ela, o Food Truck é a cara do Rio e fez questão de “puxar esse trem de forma ordenada”, comentou ela, que pagou R$ 300 mil por um veículo personalizado. “Já fui ambulante, não tenho vergonha disso. Comecei vendendo cachorro-quente numa carrocinha em Brasília”, lembrou a cozinheira. Seu carro-chefe é o sud dog, uma versão gourmet de seu sanduíche.
Para suprir uma demanda reprimida
Para regulamentar o negócio, donos de caminhões criaram a Associação de Comida Artesanal Sobre Rodas (Acaso) com 23 marcas. Bruno Magalhães, sócio dos bares Botero e Botero em Pé, e do Ribz, food truck de pratos com costela, um dos fundadores da Acaso, acredita que há espaço para todos: “Os associados também fazem parte do SindiRio. Os food trucks não vieram para concorrer com restaurantes e bares, mas para suprir uma demanda reprimida”.
Deixe o seu comentário