Fonte do Suspiro ganha nova vida

quinta-feira, 14 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Preocupado com a preservação da história de Nova Friburgo, o Governo Municipal, tão logo assumiu, procurou formas de viabilizar a recuperação de mais um importante patrimônio cultural dos friburguenses. A Fonte do Suspiro, cuja construção, acredita-se, remonta à época de fundação do município, passou por uma completa revitalização para recepcionar trovadores friburguenses e de vários estados brasileiros na 50° edição consecutiva dos Jogos Florais, a ser realizada de 14 a 17 próximos. A reinauguração da fonte e do Caminho da Trova, pequena praça que integra o conjunto, será no próximo sábado, 16 de maio – dia do aniversário da cidade – a partir das 10 horas, segundo confirmação do secretário de Cultura Roosevelt Concy.

A obra de revitalização da fonte e a construção do Caminho da Trova só foram possíveis através de uma parceria, entre a Prefeitura, a União Brasileira dos Trovadores/seção local e os empresários Joilson Wermelinger e Silvio Montechiari.

De acordo com o paisagista e historiador Luiz Fernando Dutra Folly, assessor técnico da Secretaria de Cultura, encarregado da restauração da fonte, os temas dos I Jogos Florais, realizados há 50 anos, tiveram por inspiração as palavras amor, saudade e ciúme - gravadas no corpo da Fonte do Suspiro, sob cada uma das três bicas d’água.

Luiz Fernando lembra que as águas que agora vertem da fonte ainda não são potáveis, mas garante que há um estudo para torná-las, em breve, novamente próprias para o consumo. Há especulações, de acordo com o assessor técnico, de que a palavra suspiro, que denomina a tradicional praça friburguense e a fonte, deve-se à localização próxima do correio à época, e de onde saíam esposas ou namoradas suspirando com as cartas de seus amados.

A revitalização da Fonte do Suspiro passa necessariamente pela criação de um ambiente romântico, que resgate o lirismo do movimento trovadoresco friburguense.

“A Fonte é berço dos Jogos Florais e cenário de muito romantismo e história. Tentamos captar essa aura mágica durante a restauração”, afirma Luiz Fernando.

‘Caminho da Trova’

Junto à Fonte do Suspiro, na pequena praça na parte superior, entre a capela de Santo Antonio e a sede do Tiro de Guerra, foi construído também o chamado Caminho da Trova, espaço reservado em homenagem à história dos Jogos Florais de Nova Friburgo. O conceito da construção é todo baseado na ideia medieval do movimento trovadoresco, datado da época da Idade Média.

A arquitetura do Caminho segue o período neocolonial da capela de Santo Antônio, formando uma sintonia entre os formatos arquitetônicos da Praça do Suspiro. O cercado em torno do Caminho da Trova tem a intenção de preservação do espaço, onde será instalado um anfiteatro para exposições e eventos, além de um grande pórtico na entrada.

Todas as esculturas e objetos que fazem alusão aos Jogos Florais, como um obelisco, placas e o busto do poeta Luis Otávio – nome literário do poeta e trovador carioca Gilson de Castro, considerado o príncipe dos trovadores e um dos criadores, ao lado de J. G. de Araújo Jorge, dos Jogos Florais - foram transferidos para o espaço, que passa a ser exclusivo das trovas, a fim de manter intacta a história do movimento pioneiro no país.

“O espaço foi completamente reconfigurado para não destoar da arquitetura local. Aqui funcionará como um santuário da trova, onde turistas e friburguenses poderão contemplar as obras dos trovadores e participar de saraus e apresentações”, explicou o secretário de Cultura, Roosevelt Concy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade