O Circuito Serrano de Folias de Reis foi lançado dia 29 de novembro em Cordeiro, quando estiveram presentes os presidentes das Associações de Grupos de Folias de Reis de seis municípios, entre eles Antônio Carlos Gonzaga (Carlito), de Nova Friburgo. O evento foi marcado pela apresentação do palhaço de folia Wesley Gomes, de 17 anos, membro do Grupo de Folias de Reis Nossa Senhora Aparecida, de Cordeiro, e pela exposição de fotografias “Folias de Reis”, do fotógrafo José Ricardo Pinto.
Entre os representantes das associações de folias da região presentes, Carlito destacou o valor da organização do circuito e os ganhos reais advindos do associativismo e do planejamento estratégico para apoio a cada grupo de folias dos municípios.
A coordenadora das ações do projeto Cultura Popular Folias de Reis e diretora da Lausane Friburgo Produções e Assessoria de Cultura, Michelyne Silveira, destacou que as folias de reis apresentam grande atrativo para o turismo e a geração de riquezas para as cidades envolvidas—e observou a importância de dar sequência ao projeto logo em janeiro para orientar as ações que nortearão o circuito em 2012 e 2013. Ela salientou a importância da participação do poder público nos encontros do Conselho Gestor de Grupos de Folias de Reis e agradeceu as presenças constantes nas reuniões dos gestores públicos de cultura.
Michelyne lembrou ainda que o projeto Cultura Popular Folias de Reis objetiva integrar os grupos de cultura, sensibilizando-os para a importância e a necessidade da ajuda mútua para o fortalecimento de todos os envolvidos com os grupos culturais da manifestação popular folia de reis.
O Circuito Serrano de Folias de Reis é uma iniciativa do Conselho Regional de Grupos de Folias de Reis com apoio dos gestores de cultura, para interação e promoção do Calendário de Festejos de Folias de Reis na Região Serrana. Os festivais, integrantes do circuito, se iniciam em dezembro de 2011 e continuam até fevereiro de 2012. Dentre outros objetivos, a criação do circuito almeja dar maior visibilidade e reconhecimento à expressão cultural das folias de reis, além de promover e estimular a cooperação entre os grupos a partir de uma visão empreendedora da atividade cultural impulsionando o turismo cultural.
Participam do Circuito Serrano de Folias de Reis os festivais de Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.
Deixe o seu comentário