Folias de Reis percorrem bairros e distritos de Friburgo

Tradicional presépio de Conselheiro Paulino recebe apresentações de diversos grupos
sexta-feira, 03 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Folias de Reis percorrem bairros e distritos de Friburgo

Todos os anos, grupos de Folias de Reis percorrem bairros e distritos do município em apresentações para o público, em espaços fechados e ao ar livre. A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Cultura, subvenciona a Associação dos Grupos de Folias de Reis e também oferece apoio, como a estrutura para a realização das Jornadas de Reis.

O tradicional presépio montado na Praça Lafayete Bravo, em Conselheiro Paulino, foi inaugurado no dia 24 de dezembro, e desde então, variados grupos de Folias encantam  moradores e visitantes, especialmente aos sábados e domingos, sempre às 19h.

A Cantoria de Reis do Céu na Terra 

A Cantoria de Reis do Céu na Terra, por exemplo, é um desses grupos. Formado a partir de relações familiares e vínculos de amizades, seus integrantes visitam presépios domésticos e públicos, desde 1999, louvando musicalmente o sagrado nascimento de Jesus, em ruas, praças e casas do estado do Rio de Janeiro. De seu repertório constam canções próprias e de outros autores, aprendidos com grupos tradicionais com os quais, inclusive, o Céu na Terra tem realizado visitas mútuas que fortalecem os vínculos de reciprocidade e manutenção das práticas ligadas a louvação pelo nascimento de Jesus. 

No momento,  o grupo realiza uma programação que teve início em 29 de dezembro e vai até o dia 5 de janeiro, tendo como jornada a visita e celebração de presépios, com todos integrantes vestidos de branco, e tendo à frente a bandeira que simboliza a própria estrela-guia, e que indicaria, miticamente, os caminhos a serem percorridos. 

Programação

  • 4, sábado:

19h30: apresentação dos grupos de Folia de Reis, na Praça Lafayette Bravo;

20h: apresentação da Cantoria de Reis do Grupo Céu na Terra no presépio de Conselheiro Paulino, na Praça Lafayette Bravo.

  • 6, segunda:

19h: apresentação de vários grupos celebrando o Dia de Reis, na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro.

  • 18, sábado, e 19, domingo:

Grande Festival do Folclore, com o tradicional Encontro dos Grupos de Folias de Reis, reunindo mais de 25 grupos na Praça Lafayette Bravo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Folia de Reis
Publicidade