Símbolo da primavera, as flores são apreciadas e enaltecidas em todo o mundo, tendo características, utilidades e significados diferentes.
As rosas, por exemplo, são uma das mais populares – se não a mais – do planeta. E também uma das mais antigas, já que há registros dando conta de que elas existem há milhões de anos. Conhecida por seu perfume, a rosa é formada por pétalas – geralmente cinco delas –, folhas, caule e espinhos. Outra característica marcante é sua variedade de cores: vermelha, branca, rosa, amarela, chá, lilás etc.
Variedade também é algo que não falta aos crisântemos: são cerca de 800 em mais de cem espécies. Muito estimada e cultivada na Ásia, consta que esta flor foi levada para o Japão pelos budistas, tornando-se um dos símbolos do país. Originariamente amarelo (o nome foi concebido por Carolus Linnaeus, do grego Krysanthemo, "flor de ouro”), o crisântemo chegou à Europa no século XVII, sofrendo, posteriormente, alterações genéticas que lhes deram diferentes variedades e cores.
Já os cravos são cultivados desde a Antiguidade, sendo originários do sul da Europa. Na Grécia antiga eles eram a matéria-prima para as coroas usadas em cerimônias. No Renascimento ganharam o significado de fidelidade matrimonial. Em Portugal, tornou-se o símbolo e o nome da revolução de 1974. Vários noivos e padrinhos colocam esta flor na lapela durante a celebração do casamento.
Os cravos ganharam vários significados de acordo com suas cores: os brancos são associados ao amor puro, inocência, talento e boa sorte; os vermelhos ao respeito, amor e paixão; os cor-de-rosa estão ligados à felicidade e gratidão; já os roxos significam solidão; e os amarelos significam rejeição e desdém, mas quando integrados em arranjos com muitas cores vivas passam a expressar alegria e vivacidade.
Diferente e belo, o copo-de-leite é uma grande inspiração para artistas, fotógrafos e artesãos, seduzidos por sua forma, além de serem bastante utilizados em arranjos. Por serem brancos com espádices amarelos ganharam vários significados, entre eles, pureza, paz, tranquilidade, calma, felicidade, prosperidade e iluminação espiritual. Estas flores são originárias do sul da África e são conhecidas também como lírio-do-nilo, jarro ou calla-branca.
Todas as flores têm sua simbologia e beleza, e estão sempre presentes em todos os momentos da vida. Por isso, a chegada da primavera é motivo de alegria para os povos. Então, ao final da tarde de 22 de setembro, independente de quem goste ou não das flores, a primavera chegará, como disse Cecília Meireles.
![](/uploads/SETEMBRO/LIGHT 21-09-2013/60_cor_jpg (6).jpg)
![](/uploads/SETEMBRO/LIGHT 21-09-2013/60_cor_jpg (5).jpg)
![](/uploads/SETEMBRO/LIGHT 21-09-2013/60_cor_jpg (4).jpg)
![](/uploads/SETEMBRO/LIGHT 21-09-2013/60_cor_jpg (3).jpg)
![](/uploads/SETEMBRO/LIGHT 21-09-2013/60_cor_jpg (2).jpg)
![](/uploads/SETEMBRO/LIGHT 21-09-2013/60_corrosas.jpg)
Rosa vermelha: paixão, amor ardente, respeito, coragem, admiração.
Rosa amarela: amor platônico, amizade, felicidade.
Rosa branca: paz, inocência e pureza.
Rosa azul: amor eterno, forte e raro, mistério, conquista do impossível.
Rosa champanhe: admiração, simpatia, fidelidade entre o casal.
Rosa cor-de-rosa: amor, carinho.
Rosa cor-de-rosa escura: gratidão.
Rosa cor-de-rosa clara: admiração e simpatia.
Rosa chá: respeito e admiração.
Rosa cor de laranja: deslumbramento e encanto.
Rosa coral: desejo e entusiasmo.
Rosa lilás: amor à primeira vista.
Rosa roxa: amor de mãe.
Deixe o seu comentário