Será na próxima quinta-feira, 21, o show de lançamento do CD Flores da Serra, com canções de autoria do poeta friburguense Arnaldo Luis Miranda. Com início às 21h, no palco da Mais 1 Chopperia e Sinuca, o evento terá toda a renda de sua bilheteria revertida para duas importantes instituições locais de assistência à pessoas portadoras de necessidades especiais — a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo (Apae) e a Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape), ambas fortemente prejudicadas na tragédia climática de janeiro último.
Com 13 faixas de música no estilo pop-rock acústico/MPB, o CD Flores da Serra não se limita a ser apenas um disco: integra um projeto mais amplo que consta do DVD homônimo (em fase de produção) e traz todo um conceito de trabalho para divulgar e disseminar valores e talentos friburguenses, além de apostar no potencial de Nova Friburgo para a economia da cultura com sua diversidade de manifestações artísticas em várias vertentes, com reconhecido destaque para a música. O CD é um produto da Cia do Ar ações em cultura, empresa friburguense que há dez anos atua exclusivamente na área cultural.
Com a força da produção local
Durante o show do próximo dia 21 será também gravado parte do DVD, que terá ainda videoclipes musicais, baseado no repertório do disco, em cinco categorias: misto, ficcionais, animação, de estúdio e locações de charme (procurando evidenciar os cenários de belezas naturais e a cenografia de locais agradáveis da região serrana do Rio de Janeiro como forma de vincular o trabalho às potencialidades turísticas regionais). O nome do CD que é o de sua canção-título — “Flores da Serra” — é uma homenagem à exuberante Mata Atlântica e sua expressiva ocorrência na região.
Na noite do próximo 21, além de fazer a avant-premiére dos dois clipes inéditos, Arnaldo Luis Miranda receberá o público e os convidados especiais interpretando suas próprias canções. O show promete ainda ser de muita emoção, principalmente por mostrar a força e as possibilidades da cultura friburguense, com a realização de uma produção local, seis meses após as lamentáveis e trágicas ocorrências climáticas.
“Vai ser de fato uma noite especial, para encantar a todos que comparecerem, mostrando a força e a garra do povo friburguense, de seus artistas, músicos e demais profissionais, capazes de superação e de dar a volta por cima”, diz Arnaldo, lembrando ainda que o coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil local, será o homenageado especial.
“A sua figura expressa o que o friburguense viveu em janeiro e o que conseguiu vencer. Através dele, queremos prestar nossa gratidão a tantos voluntários que nos socorreram, sejam os Bombeiros, os garis da Comlurb, as varredeiras de Paraíba do Sul, o Bope, a Cruz Vermelha, enfim, o solidário povo brasileiro que nos acolheu tão pronta e carinhosamente”.
Além do próprio Arnaldo, o disco conta com as participações da cantora e compositora Jozi Lucka; do cantor e compositor Claudio Nucci, do também cantor, compositor e arranjador, Giovanni Bizzotto (que assina a mixagem) e do violonista do grupo Nó Cego, Rodrigo Garcia.
Na semana passada, na sessão exclusiva para a imprensa, agências de publicidade e artistas, na sede da CDL, na qual foi feita a primeira exibição dos videoclipes “No Amor” (ficcional’) e a animação “Flores da Serra”, o seleto público presente mostrou-se fascinado com o resultado do trabalho, principalmente da animação, a partir do roteiro de Izabella Greco, Paula Beatriz de Oliveira e Ilson Junior, que além de diretor e editor de ambos os vídeos, também é artista plástico.
A trovadora Elisabeth Souza Cruz foi uma das pessoas presentes bastante impressionadas. Ela deu o verdadeiro “tom” daquela tarde de 29 de junho, conseguindo expressar-se mesmo visivelmente emocionada:
“Quero felicitá-los pela iniciativa; fiquei aqui colhendo as maravilhas do projeto nesta tarde e estou emocionada com tudo o que vi e ouvi. E se é certo que estamos num tempo em que tudo é descartável, instantâneo e já vem pronto, não há que se preocupar com a invasão da pirataria, porque ela não copia a alma das coisas, do projeto. No ‘Flores da Serra’, o produto que se oferece é o Amor e o amor nos emotiva... estamos emotivos, tudo está mais emotivo e já os previno de que as emoções serão imensas no dia 21 [data do show]. Quando se inclui a gratidão ninguém segura mesmo!”, disse mostrando-se bem impressionada e confessando que se segurou para não chorar de emoção, pois inevitavelmente havia se lembrado de 12 de janeiro.
“Aquele episódio mudou nossa sensibilidade. Quem não se modificou ou se aprimorou, depois da tragédia, está perdendo a chance de crescer. A arte tem sido a fonte de reflexão, onde podemos beber a energia capaz de revigorar a inspiração e, cada vez que damos um passo no sentido de produzir ação, estamos compondo o novo mosaico para Nova Friburgo”, definiu.
A Mais 1 Chopperia e Sinuca (22 2522 6926) fica na Praça Getúlio Vargas 234. O ingresso não tem valor estipulado. O público vai optar quanto pagará em benefício da Afape e Apae.
Deixe o seu comentário