Flores como alternativa à crise

Campanha contra onda de pessimismo ganha destaque em floriculturas da capital e interior do estado
sexta-feira, 06 de maio de 2016
por Flávia Namen
Flores como alternativa à crise

“Aqui não tem crise, aqui tem flor”. Esse é o slogan de uma campanha lançada recentemente por uma distribuidora de orquídeas do Rio de Janeiro para driblar o pessimismo que toma conta do mercado devido à crise econômica brasileira. Apesar de isolada, a iniciativa vem ganhando a simpatia de muitos revendedores de flores da capital e interior do estado, que aderiram à ideia como forma de atrair a clientela e evidenciar todo o encanto das orquídeas e outras espécies. Prova disso é que o banner com o slogan da campanha está afixado com destaque em várias floriculturas do Rio. 

Em Nova Friburgo, a ação também pode ser vista na mais tradicional floricultura da cidade: a Nelson Flores. Quem passa pela conhecida loja da Galeria São José se depara com um grande banner contendo o slogan da confiante campanha. A frase também foi estampada na traseira do caminhão de entrega da empresa, que semanalmente circula pelas ruas fribuguenses e tem chamado a atenção de alguns motoristas e pedestres. “É uma mensagem que põe as flores como alternativa para combater o desânimo que toma conta das pessoas nestes tempos de crise”, afirma o proprietário da loja, o comerciante Nilson Dias. 

Vale destacar que o consumo brasileiro de flores ainda é pequeno em comparação com outras nações. O gasto médio ao ano no país é de US$ 25 per capita enquanto que em alguns países da Europa chega a US$ 125/ano. Os números revelam que o setor ainda tem muito a crescer, pois está diretamente ligado a um hábito que vem se popularizando entre os brasileiros. 

O costume de comprar flores para decorar o lar ou dar de presente em ocasiões especiais ainda resiste, mesmo nestes tempos de recessão. Que o diga o comerciante Nilson, há quase 50 anos no ramo de flores. “As pessoas continuam comprando flores, apesar da crise. Claro que o movimento de vendas caiu de uns tempos pra cá, como caiu para todo mundo. Mas em datas especiais, como neste Dia das Mães, espero um aumento em torno de 10%”, diz ele.  

Previsão mais otimista foi divulgada pela Secretaria Estadual de Agricultura, que estima um aumento de 30% nas vendas de flores para o Dia das Mães. O índice é resultado da expectativa dos floricultores, em especial os da serra, que concentra 60% da produção de flores de corte do estado. As rosas, principalmente as vermelhas, lideram a preferência dos consumidores, segundo o Sindicato Nacional do Comércio Varejista de Flores. Orquídeas e floridos  também têm grande procura. O produtor friburguense Carlos Alberto Silveira  já colheu 2,5 mil dúzias de rosas e cinco mil buquês de crisântemos e espera vender todos.     

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TAGS: economia | Floricultura
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