Floração das cerejeiras é celebrada com tradicional festa neste domingo

sexta-feira, 27 de junho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Floração das cerejeiras é celebrada com tradicional festa neste domingo
Floração das cerejeiras é celebrada com tradicional festa neste domingo

Fotos: Regina Lo Bianco 

Espécie típica da estação mais fria do ano, a cerejeira enche de charme a paisagem urbana. A floração da árvore vem embelezando vários pontos de Nova Friburgo com seu colorido e exuberância. Basta dar uma volta pela cidade para constatar que as delicadas flores cor-de-rosa enchem de graça muitos espaços públicos e particulares do município.

O espetáculo da floração das cerejeiras é celebrado aqui na cidade com um evento de origem japonesa que já se tornou tradição friburguense: o ‘ que será realizada neste domingo, 29, no sítio Matsuoka, em Florândia da Serra (a quatro quilômetros da Ceasa de Conquista). 

Organizada por membros da colônia japonesa da cidade, a celebração tem origem no secular costume japonês de contemplar as flores (hanami em japonês, literalmente). Na terra do sol nascente são comuns as celebrações em torno das cerejeiras em flor. O principal motivo é a efemeridade do espetáculo, que dura somente duas semanas.

Com início às 11h, a festa é uma boa opção para quem quer fazer um programa especial neste fim de semana. A programação contará com várias atrações como apresentações artísticas, venda de comidas típicas e lembrancinhas. A exemplo das edições anteriores, a festa promete reunir muitos friburguenses e turistas e será marcada pelo clima de alegria e confraternização. Vale conferir o evento, que acontece até às 14h, tem entrada franca e classificação livre.


Uma árvore cercada de simbolismos

Originária da Ásia, cerejeira é o nome dado a diversas espécies de árvore que produzem frutas ou madeira nobre. Cercada por simbolismos, na cultura japonesa é chamada de sakura e era associada ao samurai, que tinha vida tão efêmera quanto à da flor. Seu fruto pode ser relacionado à pureza e castidade, quando ainda na árvore, ou à luxúria e ao erotismo, quando arrancado do pé e degustado. Na Índia, a flor é considerada sagrada. Reza a lenda que nas casas onde cresce a cerejeira nunca nada há de faltar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade