Flinf repercute e se consolida no calendário da cidade

Em quatro dias e 100 horas de programação, foram mais de 60 encontros em prol do livre pensar e da cultura
sábado, 04 de novembro de 2017
por Ana Borges
Fotos de Regina Lo Bianco
Fotos de Regina Lo Bianco

Foi uma festa para ninguém botar defeito. Durante quatro dias, de quinta-feira a domingo (26 a 29 de novembro), Nova Friburgo foi abraçada com carinho e reverência por centenas de pessoas. Um intenso e extenso movimento literário, cultural e artístico, que cada vez mais acontece em diversas cidades brasileiras, teve a sua vez aqui. Moradores, visitantes e participantes se deixou envolver pela atmosfera de uma bem-sucedida iniciativa de um grupo local, formado por pessoas apaixonadas por literatura e tudo o mais que implique cultura, nesta II Festa Literária de Nova Friburgo (Flinf).

Nas redes sociais, a repercussão foi imediata, com referências aos mais de 60 encontros, mesas, palestras, leituras, contação de histórias, conversas, entrevistas, lançamentos, exposições, rodas, cabines, apresentações musicais e shows. A realização de eventos simultâneos obrigava o público a fazer opções entre esse e aquele tema, e a se deslocar entre os diversos espaços - todos bem próximos - tão logo terminassem. De manhã à noite.    

A 2ª edição da Flinf também conquistou a adesão de dezenas de voluntários que se desdobraram para atender milhares de pessoas que participaram de mais de cem horas de atrações, e dela resultaram dois clubes de leitura: o Clube de Leitura Conectivos, que acontece todas as segundas, às 19h, na Academia Friburguense de Letras; e o Clube de Leitura Olhar Feminino, que começou na antiga sede da Casa Eliza Vidal e agora se mudou para a livraria Sabor de Leitura (Rua Monsenhor Antônio Teixeira, 25, Centro) todas as quartas-feiras, às 19h.    

Após performances dos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Hermenegildo Gripp, e o grupo de teatro do Studio 3, coube à professora da PUC-Rio, a friburguense Eliana Yunes, abrir oficialmente o evento que este ano homenageou os escritores e poetas Affonso Romano de Sant’Anna (que suspendeu a participação na última hora por problemas de saúde) e Marina Colasanti, no Teatro Municipal Laercio Ventura (Eliana e Marina na foto).

Enquanto Marina Colasanti cumpria todos os compromissos agendados, conquistando ainda mais admiradores e encantando plateias por onde passava, a conversa de Zuenir Ventura foi com o publicitário e amigo Lula Vieira sobre o livro “A vida é um escândalo”, de Affonso Romano, recém-lançado pela Rocco.  

Sobre o amigo e colega, Eliana Yunes descreveu:

“O mineiro Affonso Romano de Sant'Anna foi viver na beira do mar, depois de ler no seu conterrâneo Drummond, que "Minas nao há mais". Mas pode um mineiro viver sem estar entre montanhas? Mais pertinho que a Mantiqueira estava a Serra do Mar e nela Nova Friburgo. No finzinho de um braço da Estrada Real que subia para o Morro Queimado, ele e Marina Colasanti criaram um refúgio com vista para o paraíso das copas de árvores na mata atlântica.

Zuenir Ventura (de lilás na foto) dedicou sua coluna no Globo, na última quarta-feira, dia 1º, à Flinf, à Nova Friburgo, sob o título ‘Um caso de superação’. Eis um pequeno trecho: …. “Mas, no item surpresas, o que realmente me impressionou foi a atividade cultural. Sou de uma época em que a cidade era um deserto de ideias. Havia apenas uma biblioteca pública, que praticamente não funcionava, e livraria, nem pensar. Minha primeira leitura não foi de livro, mas do jornal “A Voz da Serra… A Flinf reuniu mais de 60 convidados, que participaram de debates, bate-papos, shows, roda de poesia, contação de história… O incrível é que muitos desses encontros ocorreram ao mesmo tempo em lugares diferentes e todos lotados. Me perguntava de onde tinha saído tanta gente interessada em livros”.     

O relato de Lula Vieira (de branco na foto), publicado no Facebook, dá bem a medida do sucesso da Flinf e resume a impressão que o evento provocou em tantos quantos participaram dele:

“Este fim de semana fui participar da Flinf. Meu Deus do Céu! São várias mesas acontecendo ao mesmo tempo em vários lugares da cidade, com plateias enormes (sempre mais de cem pessoas) discutindo literatura. Muitos, muitos, muitos jovens participando, interessadíssimos e fazendo intervenções de cair o queixo pela acuidade e sensibilidade. Uma coisa impressionante é a própria vida noturna de Friburgo. Bares e restaurantes lotados de gente muito bonita num clima de paz e confraternização como o Rio de muitos Crivellas e Pezões atrás. Engraçado como a cidade tem padarias sofisticadas, algumas de dar inveja a São Paulo. Minha participação tinha tudo para dar errado. Uma das mesas era para ser uma conversa entre Affonso Romano de Sant’Anna e Zuenir Ventura. Affonso ficou doente e na falta absoluta de alguém totalmente desprovido do senso de ridículo, capaz de tentar substituí-lo, Zuenir propôs o meu nome, aceito por total falta de opção. Dizem que foi bem. Deve ter sido, pois ninguém arredou pé do local e o papo se estendeu por muito mais tempo do que o previsto. Parabéns e saudades".

Os jornalistas Sérgio Rodrigues, Arthur Dapieve (foto), Aydano André Motta e Flavia Oliveira (foto) foram alguns dos participantes de destaque nos debates, que abordaram variados temas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Flinf
Publicidade