Flinf começa nesta quinta questionando que país é este

Mesas, música, cursos, oficinas, lançamentos de livros: são muitas ideias para pensar o país neste momento
terça-feira, 24 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Flinf começa nesta quinta questionando que país é este

A segunda edição da Festa Literária de Nova Friburgo (Flinf) começa na próxima quinta-feira, 26, e quer instigar a todos com a questão “Que país é este? Entre a espada e a rosa”. Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna, os homenageados da vez, nutrem uma relação especial com o município que frequentam há décadas.

A Flinf vai até o próximo dia 29 com mesas que pensam o país e as necessidades de intercâmbio e produção de novos fluxos estarão na pauta com Daniela Name (Livro Labirinto), Julio Ludemir (Flupp) e Teresinha Costa. O historiador Luiz Antonio Simas (O Globo; Jabuti por não-ficção) vai falar sobre que cidade é percebida a partir de sua crônica.

Os jornalistas Arthur Dapieve e Sérgio Rodrigues batem uma bola sobre o país do futebol, o jornalista e curador do Museu da Imagem e do Som, Hugo Sukman, conversa com a cantora e compositora Cátia de França sobre os brasis de João Cabral de Mello Neto e Guimarães Rosa presentes em sua obra.

A jornalista Flávia Oliveira (Globonews, O Globo, CBN) também estará na cidade para falar sobre a mulher negra e suas vozes com a poeta Alexandra Silva. A poesia está na roda com Omar Salomão, Ana Blue, Botika e Iracema Macedo, além de uma edição do Cep 220 volts, inspirado no Cep 2000 carioca. As biografias musicais são tema da mesa com Paulo César de Araújo, autor que provocou a mudança das leis de biografia no país, Chris Fuscaldo e sua discobiografia sobre Legião Urbana e o biógrafo Sergio Farias. Muitas outras mesas em diálogo com a obra de Marina e Affonso estão cotadas na programação com mais de 60 horas de literatura.

A homenagem a Affonso e Marina acontece no Teatro Municipal e será conduzida pela professora da PUC-Rio  Eliana Yunes. Os dois falam novamente nos espaços da Oficina-Escola de Artes e da Fundação D. João VI, no sábado, 29.  O jornalista e patrono da Flinf, Zuenir Ventura, vai instigar Affonso Romano de Sant’Anna a contar por que a vida é um escândalo (nome do livro de poesias que o homenageado lança pela Rocco) e a professora Eliana Yunes destacará a espada e a rosa na obra de Marina Colasanti, também no sábado. A Flinf terá ainda uma mesa sobre remição penal através da leitura, com a psicóloga e professora Maria Márcia Badaró Bandeira e o advogado Rafael Borges.

A festa inclui ainda uma programação com música, cursos do Instituto Interdisciplinar de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (iILER-PUC-Rio), sobre mediação de leitura. Autores e leitores vão ocupar o Corredor Cultural da cidade (Oficina Escola de Artes e Fundação D. João VI, Usina Cultura e Academia Friburguense de Letras), na Praça Getúlio Vargas, o Teatro Municipal Laércio Ventura, na Praça do Suspiro, Espaço Cultural do Cadima Shopping e também na Ordem dos Advogados do Brasil. Todas as atividades são gratuitas e sujeitas à lotação. Mais detalhes no site www.flinf.com.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Flinf
Publicidade