Flanar em Nova Friburgo

sexta-feira, 13 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Flanar em Nova Friburgo
Flanar em Nova Friburgo

Carlos Emerson Junior (*)

Você sabe o que é flanar? Segundo os dicionários, é mesmo que “caminhar sem rumo e sem pressa, só pelo prazer de apreciar o que está à sua volta, parando aqui e ali para observar algo que chamou sua atenção”.

As três melhores cidades que conheci para flanar foram Barcelona, Paris e Buenos Aires. Todas são planas, bem sinalizadas, seguras, praticamente museus ao ar livre, onde cada rua, esquina, prédio ou parque tem alguma história. Para quem vem do Rio de Janeiro, sentar tranquilamente em uma praça bem cuidada e sem grades, chega a ser um sonho bom.

O bom flanador não tem horários. Segue pelas ruas sem uma rota definida, parando em cada ponto que lhe desperte interesse, por mais comum que pareça. Descobrir novos bairros, vilas e ruas diferentes ou curiosas, olhar vitrines de lojinhas simplesmente interessantes, atravessar de ponta a ponta um shopping center, trocar dois dedos de prosa no mercado municipal ou em uma feira livre, sentar em um café para simplesmente assistir a vida passar, tudo isso é flanar.

E aqui em Nova Friburgo, flanar é possível?

Claro, desde que você se lembre que a cidade foi construída em cima de morros e muitos passeios interessantes incluem ladeiras enormes. Portanto, aqui é necessário ter fôlego! Em compensação, a natureza com certeza será muito generosa.

O Parque São Clemente, por exemplo, além de uma beleza estonteante, troca reflexão por um bocado de paz. As ruas do Cônego, algumas com calçadas completamente gramadas e um silêncio absoluto, dão a impressão de que o tempo não anda. O Parque Santa Eliza e seus caminhos por dentro da mata, as alamedas da Praça Getúlio Vargas, as ruas agitadas e comerciais de Olaria e, por que não, todo o centro da cidade.

Vá até Mury pelo leito da antiga estrada de ferro e almoce em um dos ótimos restaurantes de lá. Faça uma aventura e vá a pé ou de bicicleta até Amparo para conhecer seus casarões e sua história. Dê um pulo a São Pedro da Serra e Lumiar e aprenda a sua maneira despretensiosa e tranquila de viver. Sim, meus amigos, Nova Friburgo decididamente é um bom lugar para flanar.

O historiador e professor francês Laurent Turcot dizia que “caminhar provoca o espírito, estimula a inteligência e, por fim, acaba definindo a própria cidade.” Por que você não começa a flanar já neste final de semana?

(*) carlosemersonjr@gmail.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade