No mês de julho, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, registrou recorde de 1827 infrações e 478 veículos recolhidos. O número chama atenção, pois é 48% maior que o apontado no mesmo período de 2014, quando 882 infrações foram registradas. De acordo com o órgão, este resultado deve-se ao aumento das operações tanto na frota regular quanto no combate ao transporte de passageiros sob cobrança sem autorização do poder concedente.
Entre as ações de maior destaque estiveram aquelas voltadas para inspecionar os serviços prestados pelas vans e ônibus intermunicipais. Somente entre os dias 1º e 31 de julho cerca de 150 vans e coletivos foram flagrados sem condições de tráfego e/ou com documentação irregular. Além disso, 384 multas foram aplicadas a motoristas, sendo 74 de vans e 310 de ônibus. Outra operação que resultou em um alto número de multas e apreensões foi a destinada ao combate de transporte de passageiros sob cobrança sem autorização do poder concedente. Neste caso, 328 veículos foram recolhidos — 83 coletivos, 118 vans, 59 kombis, 58 automóveis particulares e 10 táxis. Quem é pego nesta situação, além de pagar multa de R$2711, 90, tem que arcar com os custos da diária e reboque do veículo.
Desde janeiro, em todo o estado, em decorrência da intensificação das fiscalizações, as equipes do Detro já aplicaram 8.600 multas e recolheram 2.788 veículos. Além da operação de inteligência, o órgão também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Desta forma, os cidadãos interessados em participar devem informar a irregularidade e o número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.
Vale destacar ainda que a população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro — (21) 98596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. O sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.
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