Firjan reúne prefeitos da região para fortalecer municípios

quarta-feira, 15 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Firjan reúne prefeitos da região para fortalecer municípios
Firjan reúne prefeitos da região para fortalecer municípios

A integração entre os prefeitos eleitos dos municípios da Região Centro-Norte fluminense é o saldo do primeiro encontro promovido em Cantagalo por iniciativa da Firjan regional, em dezembro passado. A forte chuva na ocasião não inibiu a presença maciça de autoridades dos municípios da região e de técnicos da Firjan e do governo do estado. Desde aquela ocasião, que contou também com a presença dos três deputados da região, já foram realizados outros dois encontros de trabalho – em Trajano de Moraes e Sumidouro – sempre com o mesmo objetivo: buscar soluções conjuntas para os problemas dos municípios.

Na última segunda-feira, 13, a reunião de prefeitos e autoridades marcada para acontecer em Cordeiro, sob a coordenação do deputado Olney Botelho, foi suspensa em cima da hora. O motivo foi um evento na mesma data, promovido pelo governador Sérgio Cabral, que convocou todos os prefeitos do interior. Uma nova data será agendada.

PRIMEIRA REUNIÃO

Anfitrião do primeiro encontro, o presidente da Firjan regional, Carlos José Ieker, ressaltou a importância da integração da região. “É preciso que estejamos unidos para estimular o crescimento não só de Nova Friburgo, mas também das cidades no seu entorno”, afirmou, colocando a Firjan regional à disposição das prefeituras para colaborar neste objetivo comum.

As reuniões aproximam os municípios da região com grandes afinidades entre si e formam o Conselho de Desenvolvimento Político Regional. “Vamos juntar esforços e aglutinar pessoas, dividindo a responsabilidade de coordenar as reuniões”, disse Ieker. Os deputados Olney Botelho, Rogério Cabral e Glauber Braga têm participado ativamente do Conselho, que conta também com a presença do Sebrae.

Alguns prefeitos e representantes de prefeituras têm destacado que a região é pobre e que precisa buscar soluções de custeio de despesas comuns. A saúde é o exemplo mais contundente, já que os municípios têm que direcionar seus pacientes para Nova Friburgo. Aliás, o problema do trânsito em Nova Friburgo afeta também os municípios vizinhos.

A má conservação das estradas vicinais - que dificulta o escoamento dos produtos agrícolas, a capacitação de mão de obra, turismo e calendário de eventos articulado também são temas que têm sido discutidos. O modelo do município de Bom Jardim, que tem obtido êxito na atração de novas indústrias, também está sendo compartilhado.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Segundo a diretora de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, Luciana de Sá, o PIB da Região Centro-Norte do estado é de R$ 4,5 bilhões. O PIB industrial corresponde a 30% deste montante, sendo que sua terça parte é representada pela indústria de construção civil. Baseando-se no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), ela demonstra que falta ampliar a oferta de empregos e o nível dos salários para que ocorra um desenvolvimento mais satisfatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade