Amanhã, 29, às 14h será realizado o Road Show de Inovação e Tecnologia na Firjan (Avenida Alberto Braune, 12, Centro). O encontro pretende ampliar a visão dos empresários no que se refere às linhas de fomento e os editais de inovação disponíveis no mercado. A história de sucesso de uma indústria de cachaça friburguense—a Fazenda Soledade—será apresentada como incentivo para outros empresários.
A empresa investe em tecnologias que asseguram patamares cada vez mais elevados de qualidade. Para o diretor-presidente da Fazenda Soledade, Vicente Bastos Ribeiro, “sem a incorporação de inovações, com o passar do tempo, perde-se competitividade e capacidade de sobrevivência econômica.” O empresário diz ainda que inovar não é fácil, sobretudo para as pequenas e médias empresas, e quase impossível sem o apoio técnico e financeiro de instituições envolvidas no apoio empresarial. “É fundamental monitorar editais para poder acessar as iniciativas que apoiam a inovação”, explica.
Durante o evento, os empresários vão receber atendimentos personalizados com foco na capacitação para elaboração e execução de projetos inovadores. Agentes do sistema regional de inovação como Faperj, Finep, AgeRio, BNDES, Inmetro, Sebrae-RJ e os Centros de Tecnologia Senai apresentarão soluções em fomento para inovação e tecnologias para as diferentes cadeias produtivas do estado.
O especialista de Projetos Tecnológicos do Sistema Firjan, Fabiano Gallindo, destaca que o momento de recessão da economia é uma oportunidade para repensar os negócios na empresa: “Projetos inovadores podem ser o diferencial para conquistar maior visibilidade no mercado, ainda mais num momento de poucas oportunidades para o empresário”.
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelos telefones 0800-0231-231 ou 4002-0231.
Oportunidades de investimento
Entre as linhas de financiamento apresentadas no encontro, está o edital Senai Sesi de Inovação, que disponibilizará um total de investimento de R$ 40 milhões, em 2015. Alguns projetos já foram beneficiados, mas as empresas ainda podem submeter seus pedidos, já que as inscrições ficam abertas até dezembro. Cada projeto pode receber até R$ 400 mil para serem aplicados no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços que visem ao aumento da competitividade das empresas brasileiras.
Deixe o seu comentário