Com o objetivo de revelar novos talentos, o Sistema Firjan abriu inscrições para a segunda edição do concurso que visa a revelar novos talentos para o cinema. O concurso Curta Criativo 2009 é dirigido a estudantes de faculdades de Comunicação, design e cinema do estado do Rio. Também podem participar alunos matriculados em cursos livres de cinema.
Os vencedores concorrem a prêmios de R$ 10 mil, para o primeiro colocado, e R$ 8 mil, para o segundo, além de estágios, exibições em festivais e na TV, cursos e horas em aluguéis de equipamentos e ilhas de edição. Os seis filmes selecionados serão exibidos por dois meses no Cine Glória e num programa especial do Canal Brasil, que também dará cobertura jornalística.
Os filmes devem ter o Rio de Janeiro como tema e durar até cinco minutos, já incluindo os créditos. São três categorias - animação, documentário e ficção - com formato de captação livre, isto é, de celular a película, vale qualquer mídia. O importante é a criatividade. O concurso conta com o apoio da Conspiração Filmes, Anima Mundi, Canal Brasil, Urca Filmes, Quanta, Kodak e Lobo Cine.
Dois premiados no 1º Curta Criativo, em 2008, já começaram suas carreiras no mundo do cinema. Gabriel Bortolini, aluno do curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, ganhou na categoria ficção com Sete vidas. Além do prêmio em dinheiro, ganhou um estágio na produtora de Flávio Tambellini, onde participou da produção franco-brasileira Gringos do Rio. Já Eveline Costa, aluna da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que venceu na categoria documentário com Dia sim dia não, também foi premiado no 2º Festival de Cinema de Direitos Humanos de São Paulo, tendo Fernando Meirelles como um dos jurados, e acaba de receber convite para exibi-lo em Lille, na França, durante o Festival Colores Latino.
Estes dois filmes, assim como os demais vencedores da edição anterior podem ser vistos em um canal do You Tube e lincado no site do Curta Criativo.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 4 de junho. A premiação será em julho, na sede da Firjan. Mais informações pelo telefone (21) 2563.4257 ou pelo e-mail assecom@firjan. org.br.
Deixe o seu comentário