Juliana Scarini
Em comemoração ao centenário da indústria em Nova Friburgo, a Firjan mais uma vez deu um passo a frente e recebeu na tarde de segunda, 19, o diretor da ANK Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Hanno Erwes, que conversou com a imprensa local sobre o trabalho de aproximação entre os dois países. O objetivo da parceria entre a Firjan e a ANK se concretiza com a instalação de um posto avançado na sede da Firjan em Nova Friburgo, a fim de desenvolver novos negócios.
Hanno Erwes visitou as fábricas Hak e Lucitex e fez reunião com empresários locais. A exposição “Nova Friburgo—100 anos da indústria” foi apresentada pelo coordenador do Comitê “Nova Friburgo 100 anos”, Antônio Carlos Cordeiro, que falou sobre os vários momentos da industrialização alemã. A exposição, em cartaz no Cadima Shopping desde dezembro, foi inaugurada com a presença do presidente do Sistema Firjan Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e já recebeu o cônsul da Alemanha Tarmo Dix, que destacou o potencial da cidade e a importância de estreitar os laços entre Nova Friburgo e Alemanha.
Com essa homenagem à indústria friburguense, a Firjan está lançando novos desafios e novos projetos para a cidade. Um escritório da ANK Câmara de Comércio Brasil-Alemanha na cidade terá um funcionário que ficará responsável por estudar o mercado e a região. Verificada a demanda dos empresários locais, que poderão se associar à ANK, serão elaborados workshops, seminários e cursos. “Pode-se formar delegações técnicas específicas que visitarão as fábricas alemãs”, comentou Hanno Erwes, lembrando que, dessa forma, os empresários locais poderão se aproximar da Alemanha e trocar experiências.
Vicente Bastos, presidente do conselho regional da Firjan, lembrou durante o encontro com a imprensa que Nova Friburgo tem potencial para, novamente, atrair indústrias alemãs e “a melhor maneira da cidade conseguir isso é melhorando os pontos positivos, já que nós temos capacidade de sediar unidades industriais competitivas e gigantescas”. Ele ainda ressaltou a importância de uma ação conjunta entre população, empresários e governo para alavancar o que a cidade tem de melhor, o clima, a proximidade do Rio de Janeiro e do Porto de Açu.
O gerente-geral de suprimentos na Holding EBX, Cesar Raibert Valverde, também esteve presente no encontro. O Porto de Açu, projeto do grupo EBX, prevê um modelo de condomínio industrial/logístico que fica localizado em São João da Barra, mais especificamente no distrito de Açu. Sua localização é estratégica para indústria do Petróleo e tem como objetivo funcionar como centro logístico de exportação e importação para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, uma vez que fica próximo aos grandes centros do país. De acordo com Vicente Bastos, Nova Friburgo também pode se aproximar diretamente de empresas ligadas ao Porto de Açu.
2013 e 2014 é oficialmente o ano da Alemanha no Brasil e, segundo Hanno Erwes, a Alemanha vem recebendo mais de 40 missões empresariais. Inserir Nova Friburgo nessas missões vai ajudar na aproximação econômica, industrial e cultural do país com a cidade. Dalva Brust, presidente da colônia alemã em Nova Friburgo e vice-presidente de serviços, turismo e cultura da Acianf, lembrou o quanto é importante a troca de experiências entre Brasil e Alemanha. “Pela colônia alemã e pela Acianf é muito importante resgatar a história, pois quando se fala em colônia, muita gente pensa em festa com comidas típicas e colônia não é só isso. Essa é a hora de enxergar novas formas de energia, turismo e gastronomia”, lembrou Dalva, que considera a parceria entre Firjan e Câmara de Comércio Brasil-Alemanha uma ótima oportunidade para resgatar a história e dar um passo a frente no desenvolvimento da cidade.
Antônio Carlos Cordeiro lembrou ainda que vários motivos atraíram a Alemanha para Nova Friburgo há 100 anos e continua atraindo. “Friburgo foi o primeiro núcleo de colonização alemã no Brasil e essa reaproximação está acontecendo naturalmente. Nós vamos em busca de pequenas e médias empresas e mostraremos que a cidade tem potencial”, contou Antônio Carlos.
“O dinamismo está em nossas mãos e eu estou muito feliz com essa parceria”, finalizou Hanno Erwes. A exposição “Nova Friburgo—100 anos da Indústria” fica em cartaz no Cadima Shopping até o dia 30 de março com entrada franca e os visitantes poderão conferir a história da industrialização da cidade.
Deixe o seu comentário