Firjan e Educação unem esforços para capacitar população através do Pronatec

terça-feira, 12 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Social e Trabalho (SMADST), de Educação e do Sine, da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, se reuniram no auditório da secretaria de educação com uma equipe da representação regional da Firjan, coordenadores do Senai, sindicatos metal-mecânico e do vestuário, e Senac, para discutir o melhor caminho para preparar profissionais através do programa Pronatec, alinhados com as necessidades reais do mercado.

As instituições de formação levaram suas propostas para atender a demanda dos cursos gerada em reunião anterior, realizada em outubro, já direcionando os cursos oferecidos, para atender a realidade dos postos de trabalho em aberto hoje, na região. E a oferta foi à altura do desafio: apenas as vagas oferecidas pelo Senai Nova Friburgo, dentro de sua capacidade de instalações, atendem 11 das 15 demandas inicialmente levantadas, em 17 turmas ao longo de 2014. 

Os cursos oferecidos pela instituição serão montador de painéis elétricos, modelista, confecção de lingerie e moda praia, auxiliar de confeitaria, pizzaiolo, eletricista instalador predial de baixa tensão, soldador no processo de eletrodo revestido, pintor de obras, mecânico de máquina de costura, instalador hidráulico residencial e mecânico de motocicletas.

As instituições também deram ricas sugestões sobre como atrair e melhor comunicar para o público-alvo dos cursos as vagas disponíveis, passando pela participação do "Terças sem dúvidas”, ciclo de palestras promovido pelo Senai e aberto ao público, exibições de palestras gravadas com empresários locais, visitação à fábricas e encontros com coordenadores dos projetos EJA, Conselhos Escolares e Escola de Pais. 

Para Claudio Tângari, vice-presidente da representação da Firjan, é fundamental para o sucesso do programa que os alunos tenham acesso à realidade do mercado, visitem as fábricas da região, que possuem os mais avançados equipamentos do estado, e conheçam exemplos de outros profissionais que trilharam os mesmos caminhos, colocados no mercado de trabalho. "O papel do empresário é desmistificar as oportunidades de capacitação e qualificação e mostrar o que realmente fará diferença na formação desses futuros profissionais, de acordo com o que as empresas precisam de fato”, acrescentou. 

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 26 deste mês, com o objetivo de apresentar o plano de ações para 2014, que será desenvolvido após a disponibilidade de parceria das instituições presentes, para coordenadores e diretores da rede de ensino municipal. A intenção de todos é que os cursos já iniciem suas turmas em fevereiro de 2014.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade