Firjan comemora o centenário da indústria com jantar e exposição

terça-feira, 13 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O centenário da industrialização de Nova Friburgo será comemorado pelo Conselho Empresarial da Firjan no Centro Norte Fluminense com vários eventos. Nesta quinta-feira, 15, a data será lembrada com jantar que promete reunir autoridades e convidados no galpão de festas da Fábrica Ypu. O evento acontece a partir das 20h e deverá ser marcado pela alegria e confraternização.

Outro destaque das comemorações é a exposição sobre o centenário, que será aberta nesta sexta-feira, 16, e ocupará uma loja no 2º piso do Cadima Shopping. A mostra ficará em cartaz até fevereiro e foi cuidadosamente preparada para atrair visitantes de todas as idades. Painéis com fotos, dados históricos e reprodução da Usina Hans estão entre os destaques da exposição, coordenada pela Fábrica de Ideias.

Vale destacar que a mostra faz parte de uma série de ações a curto, médio e longo prazos que estão sendo planejadas para celebrar os cem anos da industrialização do município, que também ganhou um logotipo especial. Para isso, foi formado um comitê que trabalhou ao longo dos últimos três meses até chegar ao projeto final que prevê o lançamento de um livro e a criação do museu da indústria. Historiadores, industriários e colaboradores integram o comitê, coordenado pelo empresário Antônio Carlos Celles Cordeiro.

Segundo ele, o projeto visa resgatar fatos que marcaram a instalação das grandes fábricas têxteis na cidade e valorizar o pioneirismo de nomes como o de Julius Arp. “Podemos dizer que ele foi o grande patrono da indústria friburguense. Queremos mostrar isso às novas gerações e resgatar essa história para que possamos projetar os próximos cem anos”, disse Antônio Carlos durante o lançamento da exposição, realizado no último dia 25 durante um café da manhã na sede da Firjan. Confiante no sucesso do projeto, ele destacou que a iniciativa não está voltada apenas para o setor patronal, mas quer unir os industriários e suas famílias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade