Por Alessandro Lo-Bianco
Evitar cáries, dor no dente, tártaros, mau hálito e muitos outros problemas que decorrem de uma higiene bucal abaixo do ideal pode ser muito mais fácil do que parece. Para isso, basta apenas que você saiba qual a escova certa para os dentes, se o fio dental se passa antes ou depois da escovação, se vale a pena fazer uso de um antisséptico bucal, etc. Por isso, A VOZ DA SERRA conversou com Luís Antônio Pugliesi, dentista e professor da Universidade de São Paulo (USP), que esclarece para o leitor dúvidas importantes para quem deseja manter os dentes brancos e fortes. Confira as dicas do especialista.
AVS: Quais são os cuidados básicos da higiene que precisamos ter com a nossa dentição?
O correto é escovar os dentes e passar o fio dental pelo menos três vezes ao dia, após as refeições. Capriche entre os dentes e a gengiva para evitar infecções. E escove também a língua.
AVS: O fio dental vem antes, durante ou após a escovação?
Antes, mas se a pessoa quiser, pode repetir a passada depois de escovar também. Só que não adianta colocar e tirar. É preciso mexer para frente ou para trás, como se estivesse ilustrando um sapato.
AVS: Quanto tempo deve durar a escovação?
Entre cinco e sete minutos, contando com o uso do fio dental.
AVS: E quais são os movimentos corretos?
Círculos curtos, tanto do lado de fora dos dentes, quanto do lado interno.
AVS: É preciso usar o fio dental em todas as escovações mesmo?
Se quiser evitar cáries e doenças na gengiva, sim. Após 48 horas de limpeza da boca, as bactérias “más” começam a dar as caras. Melhor não arriscar.
AVS: E se a pessoa só puder fazer um bochecho depois do almoço?
Nada substitui a escovação.
AVS: A limpeza no escritório do dentista é essencial?
Pelo menos uma vez por ano é bom fazê-la. Quem sofre de gengivite pode procurar o dentista a cada seis meses. E se a doença for mais séria, o tempo diminui para dois meses.
AVS: Como se deve escolher uma boa escova de dentes?
Ela precisa ser macia, com corte reto, cabeça pequena e a ponta das cerdas arredondada. Prefira as escovas de número 30 a 35.
AVS: Antisséptico bucal realmente faz efeito?
O uso não é obrigatório, mas ele ajuda a prevenir cáries. E pode ser usado em tratamentos específicos. Só não exagere. Uma vez por dia é suficiente. Deixe o líquido na boca por um minuto e evite comer ou beber na sequência, para não reduzir sua eficácia.
Deixe o seu comentário