Às vésperas do fim do prazo dado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 13, os moradores do distrito de Lumiar ainda esperam a ambulância prometida pelo ex-secretário de Saúde Christiano Huguenin, atual titular da Casa Civil da prefeitura, após a morte de três pessoas por falta de socorro móvel no distrito em 2018.
A Associação de Moradores de Lumiar afirma que vem alertando, todos os dias, para o fim do prazo, através de contagem regressiva publicada diariamente nas redes sociais e encaminhada aos vereadores e à prefeitura de Nova Friburgo.
A luta por estrutura de atendimento emergencial no distrito é uma antiga reivindicação. Uma base do Samu chegou a ser instalada, sem nunca ter funcionado. O município chegou a receber uma ambulância para distrito, mas o veículo nunca chegou a ficar baseado na localidade.
Já foram destinados a Lumiar, através de emenda parlamentar, recursos para a reforma do posto de saúde, que estão disponíveis e a prefeitura não inicia a reforma, sob o risco de perda de verbas. O descaso vem afetando não só moradores, mas também visitantes.
No dia 13 agosto, Huguenin prometeu uma nova ambulância, modelo Amarok, que ficaria à disposição dos moradores de Lumiar em aproximadamente um mês. A unidade seria equipada como todo material necessário para atendimentos de urgência e contará com enfermeiro 24 horas.
A AMA Lumiar vai levar a situação a assembleia com os moradores nesta quinta-feira, às 19h, na sede da Euterpe Lumiarense.
Deixe o seu comentário