No clima de Mundial, as escolas de Nova Friburgo caminham para os momentos decisivos da Copa Friburgo Intercolegial Edmo Zarife, promovida pelo Colégio Nossa Senhora das Dores. A última rodada da primeira fase, disputada no último fim de semana, definiu as equipe classificadas para as semifinais do torneio. No futebol society sub-17 masculino, o C.E. Tuffy El-Jaick enfrenta o C.M. Odette Penna Muniz, enquanto o Colégio Nossa Senhora das Dores encara o Colégio Anchieta pela outra vaga na decisão. No futsal sub-15 masculino, Odette Penna Muniz e Colégio Modelo tentam avançar à decisão, para enfrentar o vencedor do duelo entre C.M. Dermerval Barbosa Moreira e Colégio Nossa Senhora das Graças. As partidas serão hoje, às 19h, no ginásio poliesportivo Santa Paula Frassineti.
As finais serão realizadas na quinta-feira, 5. Ao contrário das modalidades no masculino, os postulantes ao título no feminino estão definidos. No society sub-17, o Ciep 480 Luiz Carlos Veronese joga contra o C.E. Tuffy El-Jaick, enquanto no futsal sub-15, o Odette Penna Muniz disputa o troféu contra o Ciep 123 Glauber Rocha.
Além dos jogos decisivos na próxima quinta, está programada a apresentação da banda de tambores do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, às 17h30. Os diretores das escolas, representantes da família de Edmo Zarife e familiares e amigos dos atletas participarão da cerimônia de encerramento. As três primeiras equipes colocadas serão premiadas com troféus e os atletas receberão medalhas.
No torneio, cada escola representa uma colônia, em uma verdadeira confraternização entre as centenas de jovens das 12 escolas friburguenses participantes. Os times atuam com camisas alusivas a países participantes da Copa, proporcionando um ambiente ainda mais parecido ao do Mundial.
Dentre as 12 escolas participantes, apenas quatro permanecem na disputa pelo título em cada modalidade
Competição de society feminino é uma das atrações do evento
Tuffy, Odette, Dores e Anchieta disputam duas vagas na decisão do society masculino
Excelência
Anda Friburgo é indicado a prêmio por trabalho realizado no primeiro semestre
O potencial de trilhas de Nova Friburgo, bem explorado, merece todo o reconhecimento. Desta forma, o grupo Anda Friburgo promove caminhadas constantemente em meio à natureza e, por conta do trabalho, foi indicado a receber pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2014, promovido pela Braslíder (Associação Brasileira de Liderança), com sede em São Paulo.
"Gostaria de agradecer o carinho que tivemos de todas as pessoas. Neste primeiro semestre, fechamos com um saldo bastante positivo em nossas caminhadas na natureza. Tivemos três circuitos maravilhosos, sendo um o mais novo circuito turístico Tiradentes, em Amparo. Só lá tivemos presentes cerca de 90 caminhantes e a participação da associação de moradores local. Estamos comemorando estas conquistas e agradecemos ao povo, aos parceiros, as associações, produtores rurais, a imprensa e aos amigos que têm acreditado em nossas conquistas, levando o nome de Nova Friburgo e toda região aos diversos cantos do Brasil”, relata o presidente André Luis Ricarte.
Em 2013, o Anda Friburgo conquistou cinco honrarias, entre premiações e certificados, e neste semestre recebeu mais três indicações. Recentemente, as caminhadas promovidas pelo grupo ganharam destaque em uma revista de turismo da Região Sul. O grupo retoma as atividades no dia 20 de julho, quando está programada a caminhada do Circuito Caledônia. Paralelo aos eventos, o Anda desenvolve o Projeto de Levantamento das Potencialidades Paisagísticas, em parceria com o Cecna, com o objetivo de definir novos roteiros locais e regionais.
As caminhadas promovidas pelo Anda Friburgo são totalmente gratuitas e as inscrições podem ser feitas de acordo com os cartazes das caminhadas que são divulgadas semanas antes das atividades. A programação encontra-se no blog do Anda Friburgo. Para 2015, Ricarte revela que dois novos projetos estão em fase final de estudo para serem implantados e em breve serão divulgados.
Grupo de caminhantes do Anda Friburgo reunido: atividades recomeçam em julho
O Frizão das crianças
Clube estreita relações e promove integração com escolas da cidade
Representante de Nova Friburgo no cenário do futebol nacional, o Friburguense é um dos maiores indutores de publicidade do município. Durante as pré-temporadas longe de casa, não é difícil observar o quanto o clube é respeitado mesmo fora do estado do Rio de Janeiro. Tamanha importância, reconhecida pelos friburguenses, aproxima cada vez mais os torcedores mirins, e o Tricolor da Serra abre as portas para recebê-los no estádio Eduardo Guinle.
Na última quinta-feira, 29, o Frizão foi visitado por um grupo de alunos do Colégio Anchieta, que puderam conhecer as instalações da casa tricolor, a parte social do clube e bater um papo com os jogadores. Empolgados, os jovens tiraram fotos com os atletas e agradeceram pela oportunidade. "Amamos estar no Friburguense com essa equipe de jogadores tão atenciosos”, comentou a professora Josiane Gonçalves.
No dia anterior, o volante Bidu e o ídolo Eduardo visitaram a Escola Estadual Vicente de Morais, no Prado, conversaram com os jovens estudantes e distribuíram autógrafos. "A galera começou um pouco tímida, mas logo se soltou e o papo fluiu bem. Falamos um pouco sobre a nossa carreira e Friburguense. Foi uma experiência bem legal”, comentou Bidu. Novas visitas ao Eduardo Guinle estão programadas para esta semana. Apenas amanhã, quando o time de juniores joga pelo Campeonato Carioca, não haverá visitações ao estádio.
Bidu e Eduardo fizeram visita a uma escola estadual do município: bate-papo sobre carreira e Friburguense
Parte dos alunos do Colégio Anchieta esteve no Eduardo Guinle pela primeira vez
Deixe o seu comentário