Finados: um dia para homenagear os entes queridos

Cemitérios da cidade registraram grande movimento de visitante durante o feriado
segunda-feira, 02 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Nos cemitérios da cidade, como o Luterano, no Paissandu, o dia de ontem foi de bastante reflexão e homenagens aos falecidos (Foto: Adriana Ventura)
Nos cemitérios da cidade, como o Luterano, no Paissandu, o dia de ontem foi de bastante reflexão e homenagens aos falecidos (Foto: Adriana Ventura)

A tradição de homenagear a memória dos falecidos no dia 2 de novembro, embora venha se enfraquecendo ao longo dos anos, ainda se mantém firme em Nova Friburgo. No cemitério São João Batista, no Centro, o principal do município, o movimento de visitantes foi maior durante a manhã. Muita gente preferiu ir aos cemitérios logo cedo para ornamentar os túmulos com flores e acender velas no cruzeiro. O tempo nublado amenizou o calor permitindo a ida de muitos visitantes aos 16 cemitérios espalhados pelo município.    

No tradicional mercado das flores no Bairro Ypu o movimento foi intenso. Rosas, palmas, monsenhores e crisântemos foram as espécies mais procuradas. Teve também quem preferisse ornamentar os jazigos com flores plásticas, de maior durabilidade. Na lateral da antiga Rodoviária Leopoldina, a comercialização de flores e velas também atraiu muita gente durante todo o dia.     

Ainda pela manhã houve missa em intenção aos falecidos celebrada pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso no cemitério São João Batista. No Memorial Parque das Montanhas, em Nova Suíça, foram realizadas celebrações religiosas durante todo o dia reunindo católicos, evangélicos e espíritas em horários diferenciados. Solos do saxofonista Alexsandro Lamego emocionaram os visitantes durante as homenagens aos seus entes queridos. Demais cemitérios do município, como o Trilha do Céu, no distrito de Conselheiro Paulino, também registraram grande movimento de visitante durante o feriado. Pela manhã houve congestionamento nos acessos à Estrada da Fazenda da Laje. No cemitério Luterano, no Paissandu, a maioria dos túmulos foi ornamentada ainda pela manhã.  

  • No Memorial Parque das Montanhas, um saxofonista recepcionou os visitantes (Foto: Amanda Tinoco)

    No Memorial Parque das Montanhas, um saxofonista recepcionou os visitantes (Foto: Amanda Tinoco)

  • No Cemitério São João Batista, muita gente acendeu velas no cruzeiro (Foto: Amanda Tinoco)

    No Cemitério São João Batista, muita gente acendeu velas no cruzeiro (Foto: Amanda Tinoco)

  • Muita gente compareceu ao São João Batista, o maior cemitério da cidade (Foto: Amanda Tinoco)

    Muita gente compareceu ao São João Batista, o maior cemitério da cidade (Foto: Amanda Tinoco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dia de Finados | Cemitérios
Publicidade