Finados: cemitérios municipais devem receber 14 mil visitantes

terça-feira, 02 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Os cinco cemitérios municipais de Nova Friburgo (São João Batista, no Centro; Trilha do Céu, na Fazenda da Laje; Campo do Coelho; Riograndina e São Pedro da Serra) ganharam serviços de manutenção, capina, limpeza e pintura para receber 14 mil visitantes por conta do Dia de Finados, nesta terça-feira, 2. Aliás, desde o último fim de semana, muita gente já antecipou às visitas aos cemitérios para homenagear os entes queridos. De acordo com o gerente dos cemitérios municipais, Gerson Pinheiro Geraldes, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, uma equipe com 12 servidores municipais está de plantão desde o fim de semana, auxiliando os visitantes, inclusive na localização de túmulos.

Hoje, 2, equipes de pronto socorro com ambulâncias do Hospital Municipal Raul Sertã, Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e Guarda Municipal também estarão de plantão nos cinco cemitérios para auxiliar a população, assim como equipes de reforço do 11º BPM. Geraldes lembra que os visitantes devem evitar deixar pertences sobre os túmulos durante as visitas para evitar contratempos como pequenos furtos. Todas as administrações dos cemitérios irão funcionar normalmente hoje, feriado, para atendimento aos visitantes com disponibilização da listagem de túmulos e nomes das pessoas sepultadas para facilitar o encontro dos jazigos, sepulturas e ossários.

Na capela mortuária do cemitério São João Batista serão celebradas missas em intenção aos falecidos hoje, pela manhã e à tarde, com padres de diversas paróquias da Diocese de Nova Friburgo. A venda de velas e flores nas imediações dos cemitérios estão liberadas para ambulantes previamente cadastrados. Vale lembrar que as velas somente poderão ser acesas nos cruzeiros dos cemitérios. Geraldes solicita que os visitantes evitem acender velas junto aos túmulos para evitar incêndios. Ao longo do último fim de semana, muitos ambulantes já faturaram um dinheiro extra com a venda de flores. Mais uma vez, rosas, monsenhores, margaridas e flores do campo são as preferidas e saem, em média, a partir de R$ 8 a dúzia e o molho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade