Fim de semana terá operação de corte e poda de eucaliptos

domingo, 18 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Fim de semana terá operação de corte e poda de eucaliptos
Fim de semana terá operação de corte e poda de eucaliptos

Fotos: Amanda Tinoco e Daniel Marcus 

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros começam neste fim de semana a podar e cortar vários eucaliptos na Praça Getúlio Vargas, no Centro. As intervenções no local vão acontecer das 7h às 17h neste sábado, 17, e domingo, 18. Os pedestres e motoristas precisam ficar atentos porque o fornecimento de energia no entorno dos trechos serão suspensos temporariamente e o trânsito sofrerá algumas alterações. Por causa da operação, a tradicional feirinha de produtos artesanais funcionará apenas nas quartas, quintas e sextas-feiras.

Para a artesã Albina Campos dos Santos, de 76 anos, as vendas podem cair um pouco, porque nos fins de semana a quantidade de turistas é maior na cidade, sendo que neste especificamente as perdas podem ser maiores. Na terça-feira, 20, o feriado prolongado de São Sebastião, no Rio de Janeiro, deve trazer um número maior de cariocas e turistas para Friburgo. Apesar disso, a artesã espera que a Prefeitura cumpra a promessa de cortar as árvores.

"Eu sei que as árvores são históricas, mas eu quero ver essas árvores cortadas. Em outubro, vieram e marcaram as árvores e agora ficaremos durante três semanas sem trabalhar nos finais de semana. Os clientes que estão acostumados a comprar comigo não sabem disso”, reclama a senhora, que trabalha na feira há quatro anos. 

A Prefeitura pretende podar cerca de 44 eucaliptos e outras 40 árvores deverão ser cortadas próximo a raiz. Na quarta-feira, 14, luminárias começaram a ser desmontadas na praça e as madeiras de bancos também foram retiradas por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. A operação continuará nos dias 24, 25 e 30 de janeiro e 1º de fevereiro, e seguirá as recomendações de um estudo técnico realizado pela Universidade Estácio de Sá. O trabalho, feito por especialistas, identificou que várias árvores correm risco de cair. 

As intervenções acontecerão sem a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou a Praça Getúlio Vargas como patrimônio histórico em 1972. Segundo a Prefeitura, um ofício e laudos de especialistas foram encaminhados ao órgão no final do ano passado, mas o Iphan ainda não respondeu a solicitação.

No ano passado, em dias de chuva e ventos fortes, alguns galhos das árvores caíram nos arredores e dentro da praça. A Defesa Civil emitiu um comunicado pedindo que a população evitasse passar pelo local em dias de mau tempo.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eucaliptos | praça getúlio vargas
Publicidade