Fim de semana musical no Festival da Primavera em São Pedro da Serra

segunda-feira, 24 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Fim de semana musical no Festival da Primavera em São Pedro da Serra
Fim de semana musical no Festival da Primavera em São Pedro da Serra

O Festival da Primavera de São Pedro da Serra chega à fase mais musical neste fim de semana, quando a nova estação começa pra valer. Seis shows—três neste sábado, 22, e outros três neste domingo, 23—vão compor uma verdadeira maratona de acordes. Eles se somarão a eventos como a exposição Cabras da Serra, o Festival Gastronômico da Primavera e o estande de flores de Vargem Alta, que começaram dia 7 e prosseguem até o fim do festival, no dia 30. 
Sobre os shows, duas novidades que valem destaque: a música na rua vai começar mais cedo para emendar na programação dos bares e restaurantes da vila e o palco saltará entre três pontos ao longo da rua principal, de um quilômetro de extensão, para que moradores, visitantes e comerciantes possam aproveitar ao máximo. 
No sábado, o primeiro show começa às 15h, no início da vila, e traz ao palco o pianista Robson Valentim. O músico, de 38 anos, já tocou com o Zimbo Trio e o Três na Bossa, e abriu shows de personalidades de peso como Milton Nascimento, João Bosco, Ana Carolina, entre outros. Seu trabalho é diferenciado e abraça a MPB de todos os tempos, indo do Gonzagão a Ivan Lins, de Ary Barroso a Chico Buarque, sem esquecer fazer “viagens” pelo mundo, levando o público a passear de Mozart a Stevie Wonder. Mais tarde, às 17h30, na altura do Shopping Cassino Serrano, é a vez da bonita voz de Tainá, acompanhada do talentoso Daniel, ao violão, não deixarem ninguém parado com muito samba, bossa nova, MPB e outros ritmos. A maratona musical do dia termina com a apresentação do grupo Efeito Estufa, no Largo do Estrela, a um quilômetro da Praça de São Pedro. Formado por Junior Cabeção (voz e guitarra), Marcel Risso (guitarra), Marcio Patão (contra baixo) e Alex Merlino (bateria), o Efeito Estufa tem um compromisso só: esquentar qualquer ambiente por onde passa.
No domingo, nas imediações da praça, a série de shows terá início numa hora inusitada para a vila: 11h30. A música vai ajudar a digerir o café da manhã de quem vem chegando de uma das quase 30 pousadas de São Pedro da Serra e a abrir o apetite para que não deixem de aproveitar o festival gastronômico da primavera antes de pôr o pé na estrada. E para isso nada melhor do que começar o dia embalado pelo repertório do projeto Rio-Minas, com Tchelo e Rogério. Uma deliciosa jornada pelo que de melhor foi produzido pela geração de músicos conhecida como Clube da Esquina. Logo depois do almoço, às 14h, será a vez do guitarrista e vocalista Newton Couto subir ao palco, no meio da vila, e defender com garra e brilho seu repertório cheio de blues e rock clássico. 
Fechando o fim de semana de música do Festival da Primavera, Rodrigo Garcia e Jander Ribeiro apresentam, no Largo do Estrela, o melhor da moda de viola, interpretando mestres como Luiz Gonzaga, Tião Carreiro, Tonico e Tinoco, além de composições próprias. Vale contar que o carioca Rodrigo Garcia, além de integrante do grupo de forró Nó Cego, aqui de São Pedro da Serra, tocou com Elba Ramalho, Zélia Duncan, Nando Reis além de Cássia Eller (com quem gravou três discos) e fez inúmeros shows. Jander, por seu lado, hoje fácil de ver dirigindo seu fusca entre São Pedro da Serra e a vizinha vila de Santo Antônio carregando montanhas de capim no teto para as cabrinhas de seu sítio (capril que—vale contar também—ele começou ao ganhar duas cabrinhas no sorteio de encerramento da primeira edição da exposição Cabras da Serra) foi fundador da banda de rock Plebe Rude, de muito sucesso nos anos de 1980. Depois de descobrir a viola caipira, se apaixonou e largou a guitarra e hoje se apresenta com um instrumento que ele mesmo projetou. 
Mais informações e a programação completa do Festival da Primavera de São Pedro da Serra no blog www.festivaldaprimaveradesaopedrodaserra.blogspot.com. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade