Fim de semana do bi tem Xande de Pilares, Alceu Valença e Frozen

Programação especial inclui encontro de veículos antigos, exposições e uma série de eventos religiosos
sábado, 19 de maio de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
Xande de Pilares é atração neste sábado (Reprodução da web)
Xande de Pilares é atração neste sábado (Reprodução da web)

 

O fim de semana pós-aniversário de 200 anos de Nova Friburgo promete ser animado. A programação especial comemorativa do bicentenário da cidade continua reunindo diversas atrações: shows de pagode e música popular brasileira, apresentação de teatro infantil, exposições e eventos religiosos.

Os destaques são os shows de artistas conhecidos no cenário nacional. Neste sábado, 19, por exemplo, o parque de eventos montado na Ceasa, em Conquista, recebe o cantor de pagode Xande de Pilares. A apresentação está marcada para começar às 22h45. Ex-integrante do grupo Revelação, Xande se lançou na carreira solo em 2014. Compositor do samba enredo de 2018 da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro, o artista também é conhecido por desfilar no carro de som da vermelho e branco como intérprete oficial desde o carnaval de 2013. Também dentre os sucessos interpretados pelo pagodeiro estão “Coração radiante”, “Deixa acontecer” e “Fala baixinho”. Para o show deste sábado, o público pode esperar um repertório variado e, claro, muito samba de qualidade.

Já no domingo, 20, a atração na Ceasa  será a peça teatral infantil Frozen. O espetáculo, inspirado na animação musical da Disney, conta a história e  desventuras das irmãs reais de Arendelle. A mais jovem, princesa Anna, parte em uma jornada com Kristoff, um homem da montanha, sua leal rena de estimação e Olaf, um boneco de neve que sonha em experimentar o verão, para encontrar sua irmã a rainha Elsa, cujos poderes congelantes transformaram o reino onde vive em um inverno eterno.

Ainda neste domingo, 20, sobe ao palco do anfiteatro da Praça do Suspiro, o cantor e compositor Alceu Valença (foto). O artista participa do espetáculo “Valencianas”, com a Orquestra Ouro Preto, que é regida pelo maestro Rodrigo Toffolo e apresentará releituras de canções de Alceu arranjadas como música de concerto. O evento marcado para às 19h30 tem entrada franca, mas os ingressos esgotaram já no segundo dia de distribuição. Esse, porém, não será um motivo para aqueles que não conseguiram garantir o ingresso fiquem sem assistir o show. Esta semana, a produção do espetáculo confirmou a instalação de um telão para transmissão do show, na Praça do Suspiro.

Exposições

Ainda dentro da programação comemorativa, neste sábado e domingo a Queijaria Escola, na Estrada Friburgo-Teresópolis, sedia o 18º Encontro de Veículos Antigos de Nova Friburgo. Além das dezenas de carros em exposição, o evento, que acontece das 8h às 21h, também contará com apresentações musicais, food trucks, parque infantil e muito mais. Ali mesmo, na Casa Suíça, os visitantes também poderão apreciar o talento da artista plástica Madalena Bento de Mello com sua mostra de arte abstrata em tinta acrílica (foto). O espaço fica aberto das 9h às 18h.

Em diversos outros pontos de Nova Friburgo, friburguenses e turistas ainda poderão aproveitar o fim de semana para visitar exposições sobre a história do município. No Centro, por exemplo, a Usina Cultural Energisa sedia a mostra fotográfica Nova Vida, do artista suíço Thomas Brasey. O espaço, que fica na Praça Getúlio Vargas, está aberto a partir das 13h às 18h.

Ao lado da Usina, na Fundação Dom João VI, está em cartaz na Casa dos 200 anos a exposição “Friburgo porque amamos”, do artista Cacau Rezende. O espaço fica aberto das 9h às 19h. Já na Estação Livre, antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas, o público poderá conferir, das 9h às 17h, uma exposição com dezenas de fotos históricas de Nova Friburgo, todas do acervo pessoal do friburguense Darcely Pombo.

Ainda no Centro, é possível conferir a exposição “Dias Melhores”. A série de pintura acrílica sobre tela é do artista Rodrigo Adriàn e tem como base a história dos Hotz, família originária do Cantão do Jura, na Suíça. A mostra está em cartaz no Espaço Cultural InterTV, no Cadima Shopping, das 10h às 22h. Todas as atrações são gratuitas.

Programação religiosa

Com programações para todas as idades e estilos, a comemoração dos 200 anos também conta com eventos religiosos. O primeiro deles deste fim de semana é o Louvorzão - um conjunto de apresentações de bandas e cantores evangélicos que promete movimentar a Praça do Suspiro, no Centro. O evento está marcado para começar às 14h deste sábado, com o Ministério “Tô na Rede”. Durante toda a tarde, bandas e cantores de diversas denominações se apresentarão no palco montado na praça. Dentre os participantes estão Paula Medeiros, Ministério de Louvor da Adejac, Ministério de Louvor da Nova Aliança, Vitor Souza, entre outros. À noite, a partir das 19h, a programação será encerrada com a pregação do pastor Jailton Santos e as apresentações de Mattos Nascimento e André Lessa.

Também no sábado, 19, fiéis católicos e luteranos se reúnem para um ato ecumênico na Igreja Luterana, às 20h. Na ocasião, o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso se une ao pastor sinodal Breno Carlos Willrich e ao pastor Gerson Acker, ambos da Igreja Luterana, para uma oração pela cidade. Já no domingo, 20, às 10h, na Praça do Suspiro, Dom Edney, membros de outras denominações religiosas e autoridades do município depositarão uma coroa de flores no Memorial 12 de Janeiro, em homenagem às vítimas fatais da tragédia climática de 2011.

No mesmo dia, às 16h, será celebrada missa solene presidida por Dom Edney (foto), também no Suspiro. Para celebrar com grande fervor o bicentenário, na ocasião, a cidade receberá uma bênção especial para os fiéis católicos enviada pelo Papa Francisco que será transmitida por Dom Edney. A mensagem do Papa para Nova Friburgo seria proferida pelo núncio apostólico Dom Giovanni d’Aniello, mas o religioso, representante do pontífice no Brasil, precisou viajar para Itália devido ao falecimento do pai. Vale ressaltar que, em caso de chuvas, a missa será transferida para a Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade