Filmes exibidos no último Fricine integram mostra de cinema no Tribunal Regional do Trabalho

segunda-feira, 06 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

Quatro produções cinematográficas com temática ambiental e premiados na última edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, o Fricine, em 2010, integram a atual mostra de cinema promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (TRT-RJ). As exibições ocorrem na sala 4 da Escola Judicial do TRT, no Centro da capital fluminense, e são destinadas não só aos magistrados e serventuários da justiça trabalhista como também a terceirizados, estudantes de Direito e ao público em geral, com entrada franca. As sessões são das 16h30 às 18h.

Com a iniciativa denominada “Cinema no TRT”, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do tribunal busca estimular a reflexão e a mudança de atitudes em relação as questões ambientais no planeta na atualidade. A intenção é ainda que os espectadores incorporem critérios ambientais no dia a dia. A mostra integra também o projeto “Arte no fórum”, que inclui espetáculos de música, dança e teatro em ambientes forenses, permitindo assim mais harmonia, humanização e qualidade de vida no trabalho.

A mostra com filmes do Fricine teve início na última quarta-feira, 1º com as exibições de “A Terra a gastar” e “O sangue de Kouan Kouan”, eleitos, respectivamente melhor curta e melhor filme no Fricine, e prossegue na próxima quinta-feira, 9, com “Anjo” e “Percepção de risco: a descoberta de um novo olhar”, eleito o melhor longa-metragem do festival de cinema em Nova Friburgo. A produção foi vencedora do troféu Alcantarea Imperialis (espécie de bromélia típica da Serra dos Órgãos).

Na animação polonesa “Anjo” se destacam os impulsos registrados em consciência traduzidos em figuras que simbolizam uma visão aérea de um panorama pitoresco da Terra. Sem recursos de computador, a produção resume-se a técnicas tradicionais de animação com tintas e pincéis. Já em “Percepção de risco...”, o público no TRT poderá refletir sobre os impactos das mudanças climáticas recentes, os riscos para a vida humana, vulnerabilidade e a necessidade cada vez maior de prevenção a desastres naturais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fricine terá sua quinta edição com nova mostra de filmes em outubro

O Festival de cinema socioambiental de Nova Friburgo (Fricine) já exibiu em suas quatro edições mais de 250 produções nacionais e estrangeiras com temática ambiental. Idealizado pelo cineasta Pedro Cavalcanti e sua mulher Ana Maria, o Fricine terá a sua quinta edição em outubro no Teatro Municipal, no Suspiro. Durante sete dias serão exibidas dezenas de produções cinematográficas nas mostras competitivas regional e internacional e ainda na categoria socioambiental com entrada franca. As inscrições serão abertas em breve. Também estão previstas palestras e mesas redondas.

No 5º Fricine um júri de especialistas e críticos de cinema irá avaliar as produções, cujas vencedoras serão premiadas com troféus. Haverá premiações para os melhores curtas, média e longas-metragens e também para o melhor filme, eleitos pelos jurados do festival e também pelo júri popular.

Através das produções cinematográficas a organização do Fricine espera mostrar as muitas belezas naturais do Brasil e do mundo e ao mesmo tempo provocar discussões sobre a necessidade da mudança de comportamentos em prol da sustentabilidade e da defesa permanente do meio ambiente, tanto pela sociedade, como também pelas autoridades. O Fricine Socioambiental terá a realização da Briancine e Jardins de Altitude da Mata Atlântica com apoio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Meio Ambiente de Nova Friburgo e patrocínio da Fecam e Petrobras.

TAGS:
Publicidade