Na intenção de despertar o gosto e a vontade de criação nos jovens alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), a professora Rose Borges vem há três anos desenvolvendo o projeto Jovens Vivendo Arte Contemporânea. São 20 estudantes do curso de Formação de Professores constantemente incentivados a produzir diferentes trabalhos artísticos, desde intervenções culturais até pintura de painéis, produções fotográficas e criação de curtas-metragens.
E foi um destes trabalhos em vídeo, criado pelos jovens Andreza Emerick, Adriana Rocha e Maurício Brittes que, devidamente reconhecido, foi selecionado pela Mostra Geração, segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, que este ano completa uma década de existência. Volátil, o curta-metragem criado pelos três estudantes, participa do Programa Vídeo Fórum, que apresenta filmes realizados por crianças e jovens até 18 anos. Foram 143 vídeos inscritos de vários lugares do Brasil e de países como Espanha, Argentina, Itália, Estados Unidos e Canadá, dos quais 53 trabalhos foram selecionados para figurar na mostra, que começou no último dia 25 e segue até o dia 9. É a terceira vez que os alunos do Ienf são classificados.
Feito sobre o poema homônimo de Andreza, Volátil expressa o sentimento de isolamento típico que não contagia somente a juventude dos dias de hoje, mas todas as pessoas em todas as idades. O curta-metragem foi filmado nas ruas de Nova Friburgo, mais especificamente na Avenida Alberto Braune e Praça Getúlio Vargas, com produção, filmagem, direção, roteiro e atuação de Andreza, Adriana e Maurício, que não escondem o orgulho de terem seu trabalho reconhecido e exibido. “Somos a única instituição do interior do Rio participando, é uma grande chance e uma honra. Principalmente para nós, que estamos saindo do ensino médio, prestes a ter de entrar no mercado de trabalho”, conta Maurício, que junto às outras duas integrantes, também participou da mostra há dois anos.
Nesta sexta-feira, 2, os três, junto a mais 13 membros do Jovens Vivendo Arte Contemporânea estarão no Rio para exibir seu trabalho e conferir alguns dos outros filmes em cartaz. A quem quiser conferir, basta procurar por Volátil no site de alojamento de vídeos youtube.
Deixe o seu comentário