(SECOM) - Foram poucas horas, mas muitas emoções. Entre o fim da tarde de terça-feira, 24, e o início da tarde de quinta-feira, 25, uma visita ilustre em meio a toda a animação do Carnaval de tirar o chapéu. Mesmo por pouco tempo, foram momentos muito significativos, que podem ser considerados os primeiros de várias outras oportunidades. Atendendo a convite do secretário de Turismo, Sergio Madureira, o apresentador e músico Dudu Braga, acompanhado de sua mulher Valeska Silva, esteve na cidade. Ambos elogiaram muito o clima local e ficaram impressionados com a receptividade. Informado sobre detalhes da história do município, sempre muito interessado, Dudu Braga se confessou encantado pela única cidade real brasileira (criada por ato de Dom João VI, em 16 de maio de 2018), sendo pioneira das colonizações suíça (1820) e alemã (1824).
Além de ser recebido pelo prefeito Heródoto e dona Betty, com os quais desfilou pela Alberto Braune, a caminho do camarote da Prefeitura, Dudu Braga esteve ainda em vários locais. No início da noite de terça-feira, por exemplo, o casal fez uma verdadeira festa de degustação na loja Doces Sader, na Praça do Suspiro, onde foi recebido pelo comerciante Gilberto Sader. Madureira aproveitou para enviar uma cesta de doces, queijos e demais iguarias (selecionadas pela nora) ao cantor Roberto Carlos.
Num giro pela cidade, ao ser informado de que estava passando diante da entrada da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), Dudu se disse emocionado ao saber que no local seu pai cantou há 42 anos, no início da Jovem Guarda. O casal foi levado ainda para jantar no restaurante Bräun & Bräun, em Mury. No dia seguinte, pela manhã, Dudu e Valeska também foram levados por Madureira ao Nova Friburgo Country Clube. Ainda na noite de terça-feira, exímio baterista que é (com as mãos marcadas), Dudu Braga ainda deu uma canja no baile popular que acontecia na madrugada no Bar da Música, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Mostrando desenvoltura, apesar de sua deficiência visual, o próprio músico regulou o instrumento, deixando os componentes da banda surpresos. E deu um show, com pedidos de bis do público.
Ânimo e descontração
Sempre muito espirituoso, o músico e apresentador (que tem um programa diário na rádio Nativa, em São Paulo, onde reside) fazia piadas e contava casos, sempre envolvendo o amigo e secretário de Turismo. A destreza de Dudu Braga impressionou o próprio prefeito, ao vê-lo manusear sem dificuldades copos, talheres e mesmo o telefone celular (com teclado viva voz). Como foi conduzido a alguns locais onde pôde comprovar a excelência da gastronomia local, Dudu – que Madureira alertava brincando que ia acabar engordando – respondeu ironicamente: “Pode deixar, quando você estiver em Sampa eu vou às forras. Só vou te levar no McDonald’s!”
Ainda na casa do prefeito, perguntado por Heródoto se o pai, Roberto, vem mesmo cantar na cidade, Dudu Braga foi rápido na resposta: “Claro que vem”. E depois conversaram longamente sobre os projetos de acessibilidade que o músico ofereceu para serem implantados na cidade. “Como Nova Friburgo é uma cidade de porte médio, acho plenamente possível implantarmos esses projetos para serem referência para todo o país”, avaliou, animado.
Roberto telefona agradecendo
Na noite da quarta-feira, 25, o próprio rei Roberto Carlos telefonou para Madureira. Sua voz inconfundível surpreendeu o secretário: “Bicho, você tá a fim de acabar com minha carreira... Assim, eu acabo engordando”, brincou, ao agradecer pelos doces em barras e compotas que recebera. Na vinda do filho à cidade, o rei já havia enviado um recado ao amigo, com o qual tem grande intimidade: “Diz àquele... que eu estou com saudades”.
Madureira recebe elogios pela festa carnavalesca
Grande responsável pelo êxito da estrutura do carnaval 2009, o produtor Sergio Madureira tem sido muito assediado nos últimos dias por pessoas de todas as idades, que o parabenizam a cada instante. No entanto, ele faz questão de destacar que a beleza e o clima do carnaval, além do trabalho das agremiações, teve um componente todo especial: “A alegria do prefeito Heródoto, que participou de cada um dos momentos, contagiou o povo. Ele despertou nas pessoas a autoestima em querer participar”.
O secretário, durante os ensaios, visitou quase todas as escolas e blocos e durante os desfiles fez questão de agradecer e apertar a mão de todos os sambistas, o que gerou diversos comentários: “Esse não fica no palanque de braços cruzados. Ele é do povo. Nunca vi um secretário tão gentil e atencioso”, disse Nair da Cruz Figueira, moradora de Varginha.
Para Fabrício, gerente da loja Vivo do Friburgo Shopping, “tem muita gente que queria ser secretário pelo poder e status, mas o Sergio Madureira faz por amor a Nova Friburgo. É impressionante a vitalidade e a boa vontade dele. Madureira parece ter vários clones, está em todos os lugares ao mesmo tempo”.
“Sou carioca e não posso me furtar a esse depoimento. Estava em Nova Friburgo com um grupo de amigas da terceira idade, quando encontrei um senhor de cabelos brancos e pedi uma informação; ele, com um sorriso no rosto, nos levou até o local desejado. Só depois soubemos que aquele senhor era o secretário de Turismo. Isso, sim, é um exemplo de como receber bem. Vamos voltar sempre para Nova Friburgo”, garantiu Neuza da Conceição Clemente.
Deixe o seu comentário