Filho de Nova Friburgo é homenageado com nome em avenida de Pindamonhangaba

sexta-feira, 09 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Gumercindo Nicolau Ouverney. Este nome pode passar despercebido em Nova Friburgo ou, no mínimo, despertar a atenção para o sobrenome, família suíça radicada em grande parte em Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança. Pois esse filho de Nova Friburgo foi homenageado com seu nome em uma avenida na cidade paulista de Pindamonhangaba, em agosto passado, através do projeto de lei 130/2012, de autoria do vereador José Carlos Gomes (PTB), e dá seu nome à avenida 01 do Loteamento Industrial e Comercial Jatahy, naquela cidade.
Na justifica do projeto, o vereador cita que Gumercindo Nicolau Ouverney nasceu em 22 de janeiro de 1919 em Nova Friburgo, filho de Leopoldo Ouverney e Eugênia Emília Sinder. Faleceu em 31 de março de 2002, em Pindamonhangaba. Descendente da família Ouverney, vinda da Suíça em 1818, no primeiro navio, denominado Urânia, quando D. João VI abriu o Brasil à colonização estrangeira. Gumercindo teve dois irmãos e duas irmãs. A família mudou-se para Pindamonhangaba em 1923, onde plantou seu nome na história do município.
Gumercindo casou-se com Antônia Maria de Jesus Ouverney e dessa união nasceram quatro filhos: José, João Paulo, Ana Maria e Maria de Lourdes, todos residente até hoje em Pindamonhangaba. Aposentado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, Gumercindo foi um dos fundadores e diretores da Liga Municipal de Malha, em 1977, modalidade que sempre proporcionou medalhas e divulgou o nome da cidade em diversas competições oficiais na região e em todo o Estado de São Paulo. Ele implantou em sua “Chácara do Vovô Gumercindo”, no bairro Bom Sucesso, em 1988, o Clube de Malha Santa Rita, que durante vários anos disputou as competições da Liga Municipal e Federação Paulista de Malha. Todas as despesas eram custeadas por ele próprio. Manteve uma escolinha onde revelou bons jogadores, entre eles seu neto Lucas Ouverney, atual presidente da Liga de Malha local e integrante da seleção Malha de Pindamonhangaba.
Gumercindo foi também comerciante nos anos 60, com loja de confecções e armazém instalados no antigo Mercado São Benedito, na Rua Dr. Campos Sales, em frente à atual sede da Diretoria de Turismo da Prefeitura Municipal. Seus filhos, seguindo o exemplo, educação e ética repassadas pelos pais, também escreveram e continuam escrevendo seus nomes na história de Pindamonhangaba.
O Jornal Nacional, da TV Globo, edição do dia 13 de março de 2008, na série sobre a vinda da Família Real ao Brasil, apresentou reportagem especial intitulada “O Vale dos Ouverney”, quando mostrou o distrito de Lumiar, onde Gumercindo nasceu, e entrevistou vários descendentes da família ainda hoje ali residente. Portanto, Gumercindo Nicolau Ouverney, quando chegou a Pindamonhangaba há 98 anos, com 4 anos, levou àquele município paulista um pedaço da história da colonização estrangeira, da fundação de Nova Friburgo e um capítulo da história do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade