Filho de Benito di Paula, Rodrigo é entrevistado no Bar’t’Papo desta quinta

quinta-feira, 03 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O programa Bar’t’Papo desta quinta-feira, 3, recebe o filho de Benito di Paula, Rodrigo Veloso, que promete ser o novo galã da música brasileira e está prestes a estourar nas paradas. Bonito, esbanjando simpatia, filho de artista e misturando o inusitado, ele faz samba com instrumentos de música erudita.

Sob o olhar de seu pai, num quadro ao fundo do cenário do programa, Rodrigo relembra sua infância em Nova Friburgo, para onde vinha passar as férias com sua família. Ele se diz fã de indie rock, é formado em música clássica e criado ao som da MPB. “Venho da música erudita. Eu me formei em piano clássico, mas o samba é um ritmo que escuto desde criança e sempre foi muito forte em minha vida”, confessa.

Em seu primeiro disco solo, Rodrigo Veloso é nada mais nada menos do que um divisor de águas aos próximos pretendentes, tanto a intérpretes quanto compositores. Não poderia ter sido mais feliz na escolha do repertório, que passeia por grandes mestres da MPB, como Baden Powell, Noel Rosa, Monsueto e o mago da bateria, o inglês Phill Collins.

Rodrigo carrega a responsabilidade de ter seu CD, Samba de Câmara, considerado por muitos críticos como o melhor disco dos últimos 15 anos no país. “É um trabalho pontuado pela personalidade do cantor para interpretações de clássicos da MPB; ele soube se utilizar das influências e quase toma posse das magistrais composições com seus arranjos autorais”, atestam os críticos.

Samba de Câmara ficou pronto e leva o nome que seria de sua banda. Um trabalho eclético e bem pessoal, que trata de vários universos musicais a partir do samba, utilizando o violoncelo e o piano como elementos centrais dos arranjos, numa instrumentação acústica e compacta. “O disco reúne os elementos percussivos do samba, o rigor e a qualidade da música erudita e o sentimento da música pop”, define Rodrigo.

O filho do ilustre Benito di Paula conta ao apresentador Marcello Pinguim que por quase dois anos se dedicou cuidadosamente ao processo de pesquisa de repertório, de desenvolvimento de arranjos e de gravação do disco. Tendo no programa o acompanhamento do tio e músico Ney Veloso, do primo Cauã Veloso e também a participação da superbanda Tempero, que acompanha Benito, Rodrigo interpreta canções de seu disco e fala da emoção de cantar diante de sua família e na cidade natal de seu pai.

Sem dúvida, o programa de hoje está imperdível: às 22h40, na TVC News (Canal 6 do sistema RCA). Também poderá ser visto em reprises durante a semana ou no site do programa www.bartpapo.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade