Fies: Processo seletivo começa nesta terça-feira

Estudantes terão até o dia 10 para se inscrever
segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Nesta terça-feira, 7, o Ministério da Educação dá início ao calendário do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes que pretendem ingressar em uma instituição privada de ensino superior e buscam o programa para financiar os estudos terão até a próxima sexta-feira, 10, para se inscrever.

No caso do Fies, para concorrer a um financiamento, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas. Em Nova Friburgo, tanto a Universidade Candido Mendes quanto a Estácio de Sá participam do programa.

A taxa de juros do financiamento é de 6,5% ao ano e o aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio, que pode chegar até 100%, é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. As inscrições para o Fies devem ser feitas através do site (http://sisfiesportal.mec.gov.br/).

Sisu e Prouni

Os estudantes que não conseguiram pleitear nenhuma das vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), poderão ter uma nova oportunidade com a lista de espera. O prazo para se inscrever nessa seletiva também vai até esta sexta-feira, 10. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes. Para participar da lista, é necessário acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/inicial) e fazer o login com o número de inscrição e a senha escolhida na hora do cadastro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos selecionados na chamada regular da primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão efetuar a matrícula até esta quarta-feira, 8, a critério das instituições, conforme edital. Já sobre o Prouni, o resultado da primeira chamada de selecionados já foi divulgado nesta segunda-feira, 6, e o da segunda chamada será no próximo dia 20.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: FIES | Sisu | Prouni
Publicidade