A comunidade católica do Vicariato Sede se reuniu na tarde de domingo, 9, para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2014. Com uma programação diversificada, a atividade em Nova Friburgo começou na Praça do Suspiro e foi encerrada com a missa no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores. Ao longo do encontro foram feitos diversos alertas e passadas informações sobre o tema "Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
No início do evento, a animação ficou com a Banda Effatá. Logo após, o vigário episcopal da Sede, padre Fábio Felippe, fez a abertura oficial da CF, falando sobre a temática. "Nós precisamos conhecer o texto-base da campanha e tomar consciência para termos atitude diante dessas realidades de escravidão. Cristo quer ser para nós a liberdade, ele quer nos dar a sua liberdade.”
Em seguida, o grupo de teatro do movimento Fanuel apresentou o tema da CF 2014. Nas cenas os jovens levantaram questões sobre tráfico de órgãos, exploração sexual e adoção ilegal. Ao final, dois membros do grupo falaram sobre os crimes representados no palco e fizeram uma breve reflexão.
A deputada estadual e evangelizadora católica Mirian Rios falou sobre o trabalho que tem desenvolvido em seu mandato e sobre os deveres e direitos dos cidadãos. Em entrevista, ela reforçou a importância da denúncia por parte da sociedade. "A Igreja conscientiza que nós também devemos nos engajar nesta luta. Não é só o governo, não é só o presidente ou só a Igreja, somos todos. Já existem leis em Brasília para coibir o tráfico, mas se o povo não denunciar, se a própria família tem vergonha de denunciar ou se a jovem fica com vergonha de falar que foi explorada, não conseguimos combater isso”, alertou.
Em preparação para a caminhada, a Banda Israel animou os fiéis presentes. Por volta das 17h15, o público seguiu o trajeto previsto em direção ao ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores para participar da missa. No percurso, muita música, reflexão e frases em favor da vida e da família.
No ginásio, a missa foi celebrada pelo padre Fábio e concelebrada por diversos sacerdotes. Na homilia, padre Fábio abordou a cultura do descartável, relacionando o assunto à CF 2014. "Quantos irmãos e irmãs são seduzidos por se deixarem levar pelo espírito do sucesso e do poder. Quantos traficantes se beneficiam muitas vezes da vontade dessas pessoas, principalmente das mulheres que se deixam levar pelo sucesso a qualquer custo e se tornam vítimas. O que a Igreja está fazendo conosco nesta Quaresma é um grande debate e reflexão. Vivemos em uma cultura onde as pessoas são consideradas mercadorias, nesta cultura do consumo exagerado e do descartável”.
Ao final, foi feito um agradecimento a todos que colaboraram para que o evento fosse realizado no Vicariato Sede. Além de Nova Friburgo, as cidades de Macaé (Vicariato Litoral) e Cordeiro (Norte) também sediaram a abertura da CF. A Cáritas Diocesana apoiou toda a programação na diocese.
Deixe o seu comentário